Leia também:
X Moro apresenta sugestões à PEC da prisão em 2ª instância

Araújo fala sobre plano de Trump sobre Israel e Palestina

Chanceler brasileiro foi ao Senado para falar sobre a posição brasileira acerca do plano de paz

Pleno.News - 05/03/2020 16h29

Ministro Ernesto Araújo Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, disse nesta quinta-feira (5) que a reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantirá a continuidade de uma relação considerada promissora pelo governo Jair Bolsonaro.

– Estamos trabalhando com o governo do presidente Trump, com quem temos aberto novas oportunidades. Vamos ver qual o resultado da eleição. Evidentemente, se o presidente Trump for reeleito, continuaremos certamente nesta linha que tem sido muito promissora. Em outro caso, veremos – afirmou.

As declarações dele foram dadas no momento em que saía de uma audiência pública, na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Bolsonaro viajará para Miami neste fim de semana, mas Ernesto não deu qualquer expectativa de encontro entre o presidente do Brasil e Trump.

O chanceler brasileiro disse que o governo acompanha com interesse e curiosidade a disputa americana.

– Mas não vamos nos posicionar, de forma nenhuma, em relação aos candidatos democratas – afirmou.

Após o resultado da Super Terça, mais importante dia das primárias democratas, a corrida para ser o opositor de Donald Trump, em novembro, foi afunilada e agora está entre dois nomes: o ex-vice presidente Joseph Biden e o senador Bernie Sanders.

ACORDO DE PAZ PROPOSTO POR TRUMP
Ernesto foi ao Senado para falar sobre a posição brasileira acerca do plano de paz apresentado por Trump, em janeiro, para o conflito entre Israel e Palestina. Trump chamou seu plano de paz para o Oriente Médio de “acordo do século”, após três anos de gestação e muitos adiamentos.

O plano do presidente dos EUA reflete a postura pró-Israel de seu governo e faz importantes concessões ao país, como o reconhecimento da soberania israelense sobre seus assentamentos na Cisjordânia e no vale do rio Jordão.

– O plano chamado ‘Paz para a Prosperidade’, apresentado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em janeiro passado, é o resultado de três anos de preparação com vistas a propor uma iniciativa inovadora para quebrar a inércia das negociações entre israelenses e palestinos, congeladas há bem mais de uma década – afirmou Araújo, durante a audiência.

*Folhapress

Leia também1 Local onde Jesus nasceu fecha por causa do coronavírus
2 Socialista rival de Trump aprovou só 3 leis em 30 anos
3 Em entrevista, Lula defende ditador venezuelano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.