Leia também:
X Criticado, Castro alfineta Freixo: ‘Volte ao Copacabana Palace’

Após viagem de Bolsonaro, EUA dizem ver Brasil “do outro lado”

Porta-voz da Casa Branca comentou sobre visita de Bolsonaro a Putin

Pleno.News - 18/02/2022 19h51 | atualizado em 18/02/2022 20h26

Presidentes Jair Bolsonaro e Vladimir Putin Foto: PR/Alan Santos

Porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki foi questionada nesta sexta-feira (18) sobre o fato de que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, expressou “solidariedade” ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita nesta semana ao país. Em sua resposta, ela fez críticas ao regime russo e considerou que a grande maioria da comunidade internacional concorda com os EUA nesta avaliação.

Jen Psaki fez a ressalva de que não havia falado sobre a declaração do líder brasileiro com o presidente norte-americano, Joe Biden, mas prosseguiu.

– O que diria é que a grande maioria da comunidade global está unida em sua visão compartilhada de que invadir outro país, tentar tomar parte de suas terras e aterrorizar seu povo, certamente não está alinhado com os valores globais, então talvez o Brasil esteja do outro lado de onde está a maioria da comunidade global – apontou.

Ainda nesta quinta-feira (17), o Departamento de Estado dos EUA já havia condenado a manifestação de Bolsonaro sobre a Rússia, afirmando que a solidarização com o governo Putin “minava a diplomacia internacional”.

– O momento em que o presidente do Brasil se solidarizou com a Rússia, quando as forças russas estão se preparando para potencialmente lançar ataques a cidades ucranianas, não poderia ter sido pior. Isso mina a diplomacia internacional destinada a evitar um desastre estratégico e humanitário, bem como os próprios apelos do Brasil por uma solução pacífica para a crise – disse um porta-voz do Departamento de Estado, em nota.

*Com informações da AE

Leia também1 Universidade dos EUA testará Ivermectina em pacientes
2 EUA esperam um ataque russo à Ucrânia nos próximos dias
3 Randolfe aciona STF contra ida de Bolsonaro à Rússia
4 Sob tensão com Rússia, Ucrânia tem creche bombardeada
5 Putin dirigirá exercícios com mísseis balísticos neste sábado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.