Leia também:
X Adrilles acusa dono da Jovem Pan, o Tutinha, de assédio moral

Após falas sobre nazismo, Casoy critica Monark: Idiota e canalha!

Jornalista afirmou que liberdade de expressão possui limites

Pierre Borges - 09/02/2022 17h20 | atualizado em 09/02/2022 17h36

Boris Casoy
Jornalista Boris Casoy Foto: Reprodução/YouTube/Boris Casoy

O jornalista Boris Casoy publicou um vídeo, nesta quarta-feira (9), posicionando-se fortemente contra as declarações de Bruno Aiub, conhecido como Monark, em que este defende que nazistas tenham o direito legal de criar um partido político no Brasil. Casoy chamou o agora ex-apresentador do Flow Podcast de “idiota, despreparado e canalha”.

– Vem um idiota, despreparado, canalha, com uma proposta deste tipo, com a [defesa da] liberdade de ser antissemita, liberdade de ser antijudeu! – reclamou Boris.

Durante o programa, em que Monark discutia com os deputados federais Tabata Amaral e Kim Kataguiri sobre nazismo e comunismo, o então apresentador do programa defendeu que os dois deveriam ter liberdade de expressão para ter um partido formalizado. Ele reforçou ainda que as pessoas deveriam ter o direito de se declararem abertamente “antijudeus”.

– A liberdade de expressão tem limites. Você não pode defender o assassinato de pessoas. Você não pode defender a morte em série como o nazismo fez. Você não pode defender um regime que defenda a predominância de uma raça sobre outras, se é que existe raça. Isso não admite discussão – defendeu Casoy.

O jornalista ressaltou ainda que a apologia ao nazismo constitui crime e disse que “não há o que discutir sobre superioridade racial”, em referência ao vídeo de desculpas do Monark em que ele afirma que os assuntos discutidos no programa são importantes.

– Não me venham com discussões de que aqui ou ali há liberdade para se discutir tudo. Aqui não há essa liberdade. Liberdade de expressão tem limites, e o limite aqui, no Brasil, é o outro. A liberdade de expressão não pode atingir nenhum grupo, não pode atingir nenhuma pessoa. A liberdade de expressão tem limites, e os limites do Brasil foram fixados por lei, pela Constituição – ressaltou o comentarista da CNN.

Boris Casoy também comentou sobre uma declaração que Kataguiri fez durante a gravação e precisou se conter para não perder a educação.

– Depois vem o Kim Kataguiri e diz que a Alemanha errou ao extinguir o partido nazista. Eu tenho vontade de falar aqui, no microfone, coisas que a educação interdita, mas instintos primitivos em defesa da vida me chamam para condenar com veemência, e você deve condenar também – apelou.

REPERCUSSÃO
Após a publicação do programa, as falas de Monark rapidamente viralizaram nas redes sociais e diversos internautas começaram a cobrar um posicionamento das marcas que patrocinam o Flow Podcast, alegando que manter o patrocínio seria o mesmo que compactuar com a defesa do nazismo.

O apresentador chegou a divulgar um vídeo se desculpando pelas falas e alegando que estava bêbado, mas reclamou da “cultura do cancelamento” e de não poder fazer discussões sobre temas delicados.

Horas após a publicação do vídeo, o estúdio Flow, responsável pelo podcast informou que Monark estava sendo desligado e que os 50% da empresa que pertenciam a ele seriam comprados por Igor Coelho, cofundador do projeto junto com Monark.

Leia também1 Adrilles acusa dono da Jovem Pan, o Tutinha, de assédio moral
2 Lula fala em 'regular a imprensa' e diz ser "vítima de censura"
3 Patrimônio de prefeito que deu carros de luxo a netos é de quase R$ 25 milhões
4 Pacheco diz a Fachin e a Moraes que vai reativar CPMI das Fake News
5 23 caminhoneiros contrários à vacina obrigatória são presos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.