Leia também:
X Le Monde chama Nikolas de “filho espiritual” de Jair Bolsonaro

Após dois cancelamentos, Lula encontra príncipe saudita

Encontrou ocorreu em Nova Déli, na Índia

Monique Mello - 10/09/2023 11h55 | atualizado em 11/09/2023 15h54

Presidente Lula e Mohammed bin Salman Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste domingo (10) com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita. O encontro aconteceu no encerramento da Cúpula do G20, na Índia.

Neste sábado (9), o encontro bilateral havia sido cancelado devido a “urgências na comitiva” do país árabe. Outro cancelamento ocorreu em junho, quando Lula alegou desgaste físico por causa da sequência de agendas que cumpriu enquanto esteve na França.

Mohammed bin Salman é o mesmo príncipe que presenteou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com as joias que se tornaram assunto nacional, porque não foram declaradas à Receita Federal.

Segundo o governo federal, ficou acertado que uma delegação de empresários e autoridades sauditas deve visitar o Brasil em breve para conhecer a carteira de projetos do novo PAC que estão abertos a investimentos estrangeiros. O petista também deu as boas-vindas à Arábia Saudita como novo país do Brics.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, as relações diplomáticas entre Brasil e Arábia Saudita completam 55 anos em 2023. A embaixada brasileira em Jeda e a embaixada saudita em Brasília foram abertas há 50 anos, em 1973 (em 1986, quando Riade passou a ocupar o posto de capital saudita, a embaixada também foi transferida).

Leia também1 G20: Lula propõe taxar mais ricos para reduzir desigualdade
2 Lula acumula casos de falta de transparência no governo
3 Criticada, Janja tenta se justificar por "euforia" em vídeo na Índia
4 Le Monde chama Nikolas de "filho espiritual" de Jair Bolsonaro
5 Jean acusa chefe da Secom de sabotagem: "Se sentiu ameaçado"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.