Leia também:
X Em SP, Conselho recomenda máscaras no transporte público

Anvisa torna obrigatório uso de máscara em aeroportos e aviões

Medida passa a valer a partir da próxima sexta-feira

Pleno.News - 23/11/2022 15h09 | atualizado em 23/11/2022 16h17

Passageiros usam máscaras no Aeroporto de Guarulhos Foto: EFE/Sebastião Moreira

Na mesma reunião em que aprovou, nesta terça-feira (22), o uso emergencial da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que passará a ser obrigatório o uso de máscaras em aeroportos e voos no país. Essa medida passa a valer a partir da próxima sexta-feira (25).

Segundo a agência, o serviço de bordo não será proibido e os passageiros poderão tirar a máscara para comer ou mesmo ingerir líquidos em outros momentos do voo. A obrigação se aplica para todos os aeroportos brasileiros e também voos nacionais. No caso das viagens internacionais, a regra vale apenas no momento do embarque no Brasil e no desembarque de voo internacional em território brasileiro.

O tema da máscara foi incluído na pauta de discussão da diretoria da Anvisa no início da reunião. O diretor Daniel Pereira, relator do processo, votou pelo reforço da recomendação ao equipamento e não pela volta da obrigação do uso. Mas Pereira acabou derrotado pelos demais quatro diretores.

O voto divergente foi apresentado pelo diretor Alex Campos Machado, que afirmou que, apesar do avanço da vacinação, a mudança de cenário da Covid “alerta o mundo inteiro”. Barra Torres, presidente da Anvisa, destacou, no começo da sessão, que o coronavírus “ainda é uma grande preocupação para todos no mundo, haja vista a condição decorrente do surgimento de variantes”.

– Ainda observamos em território nacional o crescimento das taxas de contágio, das taxas de internação e também de mortalidade. Evidentemente não num número semelhante aos anos que se têm, mas ainda um número bastante preocupante – disse.

A adoção de medidas não farmacológicas, como o uso de máscara, foi tratada pela Anvisa em reunião com epidemiologistas, especialistas em saúde e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O encontro sobre o cenário da Covid ocorreu virtualmente nesta segunda-feira (21).

A Anvisa havia tornado obrigatório o uso de máscaras em aeroportos em dezembro de 2020, no auge de uma das ondas da Covid no país. A agência flexibilizou a medida em agosto deste ano, cerca de um ano e oito meses após o início da cobrança. Há três meses, o equipamento de proteção passou a ser “uma recomendação, principalmente para pessoas com sintomas de gripe e para o público mais vulnerável, como imunocomprometidos, gestantes e idosos”.

VACINA
A Anvisa aprovou na noite desta terça-feira o uso emergencial da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. A decisão da agência, aprovada por unanimidade, permite a aplicação do imunizante como dose de reforço na população acima de 12 anos de idade.

*AE

Leia também1 Ao vivo: Valdemar Costa Neto faz novo pronunciamento
2 Justiça expede novo mandado de prisão contra Gabriel Monteiro
3 Zé de Abreu se revolta com escolha de Frota para a transição
4 Pai de militar da FAB morto por colega: "Perdoo o assassino"
5 Funcionário do supermercado Walmart mata 6 colegas a tiros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.