Anvisa emite novas regras para uso de máscaras em hospitais
As medidas foram atualizadas de acordo com a queda no número de casos de infecção por Covid-19
Leiliane Lopes - 03/04/2023 16h20 | atualizado em 03/04/2023 16h40

Nesta segunda-feira (3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as recomendações sobre o uso de máscara em serviços de saúde, mantendo o acessório apenas para casos específicos.
A nova regra diz que apenas um grupo deve manter o uso desse equipamento de proteção em ambientes como hospitais e clínicas e que os profissionais de saúde também terão mais liberdade.
Pela nova norma, apenas pacientes com sintomas respiratórios, pacientes positivos para Covid-19, ou aqueles que tiveram contato com casos confirmados em até dez dias terão obrigação de usar máscaras em ambientes hospitalares. Seus acompanhantes também.
Outro ponto apresentado pela Anvisa é que os acompanhantes e visitantes de pacientes internados mantenham o uso da máscara e a utilizem durante todo o tempo em que estiverem com o paciente. O objetivo é impedir que os pacientes sejam contaminados por seus visitantes.
Para os profissionais de saúde, apenas os que atuam na triagem de pacientes e profissionais de saúde que atuem em áreas de internação têm obrigação de usar a máscara.
Além disso, nos ambientes onde o uso do equipamento de proteção foi indicado, a máscara também será obrigatória para os profissionais da área.
As recomendações da Anvisa são atualizadas periodicamente, de acordo com a situação epidemiológica da Covid-19 no país e a partir da análise do cenário de ocorrência de surtos e casos de transmissão intra-hospitalar da doença, entre outros aspectos.
Leia também1 Aliados de Bolsonaro sufocam a esquerda nas redes sociais; veja
2 Moraes libera busca e apreensão em emails da Americanas
3 Cléber Machado faz história ao derrotar a Globo na Record
4 Incêndio em balão mata casal; filha sobrevive ao decidir pular
5 EUA: Em Utah, pai quer proibir Bíblia nas escolas; entenda