Leia também:
X Ladrões invadem instituto dentro de terreno da Polícia

Anvisa divulga novas imagens de maços de cigarro

Ilustrações com alertas sobre malefícios do produto irão estampar todas as embalagens

Henrique Gimenes - 15/12/2017 18h06

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou, nesta sexta-feira (16), as novas imagens que irão estampas todas as embalagens de cigarros vendidos no Brasil em 2018. São 9 ilustrações diferentes que irão obrigatoriamente ocupar a parte de trás do produto.

De acordo com a agência, “as novas mensagens apresentam uma comunicação mais direta com os consumidores sobre os riscos que esses produtos causam à saúde e, também, utilizam um conjunto de cores que dão maior destaque e visibilidade para as mensagens”.

As imagens virão com o tema de câncer de boca, cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto, trombose e gangrena morte e parto prematuro. A Anvisa informou também que os maços terão novos modelos de advertências frontal e lateral e um novo modelo gráfico para a mensagem de proibição de venda para menores de 18 anos.

Entre as mudanças, a de advertência principal terá um fundo amarelo ao invés do preto, que é usado atualmente. A advertência lateral virá com outra frase, Perigo: Produto Tóxico. Já a mensagem que informa que o produto é proibido para menores de 18 anos ficará em um fundo vermelho.

 

Caso os fabricantes deixem de cumprir a nova legislação, que estabelecer as novas imagens, estarão cometendo uma infração sanitária, “estando os fabricantes e estabelecimentos que comercializam esses produtos sujeitos a penalidades que podem chegar a R$ 1,5 milhão”.

Leia também1 Pesquisa aponta risco para alimentação de grávidas
2 50% do mundo não tem acesso a serviços básicos de saúde

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.