Leia também:
X Confira como ficou a formação da Mesa Diretora da Câmara

Anvisa deve mudar regra para facilitar entrada da Sputnik V

Órgão estuda retirar a exigência de que estudos de fase 3 ocorram no país

Pleno.News - 03/02/2021 13h52 | atualizado em 03/02/2021 15h01

Vacina Sputnik V apresentou 91,6% de eficácia Foto: EFE/Ignacio Ortega

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve mudar regras para que empresas peçam o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 no Brasil e, assim, facilitar a entrada da Sputnik V. A agência estuda retirar a exigência de que estudos de fase 3 estejam em andamento no país para conceder este aval.

A discussão ocorre no momento em que a Anvisa é pressionada para liberar o uso do imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. No Brasil, a União Química afirma que pode receber 10 milhões de doses prontas do imunizante até março. Além disso, pode entregar 150 milhões de unidades em 2021, somando à produção que seria feita no Brasil.

A retirada desta exigência também pode facilitar a entrada de outras vacinas no país. O laboratório indiano Bharat Biotech, por exemplo, já mostrou interesse em trazer a Covaxin para os setores público e privado brasileiros.

A Sputnik V tem eficácia de 91,6% contra casos sintomáticos da Covid-19. Os dados, avaliados por pesquisadores independentes, foram publicados na terça-feira (2), na revista científica The Lancet. A vacina já está sendo aplicada na Rússia e em outros países, como Argentina e Argélia.

Mesmo sem a exigência da fase 3 de pesquisa, a Anvisa ainda aguarda dados de segurança e eficácia da Sputnik V. Ao Supremo Tribunal Federal (STF), a agência aponta a falta de dados básicos da vacina. Já a União Química chama, na mesma ação, as cobranças da Anvisa de “exageradas”. O governo federal tem apostado na compra da Sputnik V, que nos bastidores tem sido vista como uma possível “vacina de Bolsonaro”.

A agência hoje cobra, em seu guia, para submissão do pedido de uso emergencial que estudos finais da vacina estejam pelo menos sendo conduzidos no Brasil. Por esta regra, apenas as vacinas de Oxford/AstraZeneca, a Coronavac e os imunizantes da Janssen e da Pfizer podem solicitar o uso emergencial.

Os diretores da Anvisa já apontavam a cobrança da fase 3 como uma barreira que pode ser dissolvida, caso os imunizantes recebam alguma qualificação de agências reguladoras de peso ou entreguem dados robustos de segurança e eficácia.

O Congresso também tem pressionado a Anvisa. O líder do governo na Câmara e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), trabalha em projeto para suspender a exigência de pesquisa no Brasil. Além disso, o Congresso deve inserir, em medida provisória, a possibilidade de a Anvisa aceitar autorização excepcional para importação e distribuição no Brasil de vacinas aprovadas pelas agências sanitárias da Rússia e da Argentina. O governo da Bahia também foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar liberar a Sputnik V.

*Estadão

Leia também1 Vacina Sputnik V tem eficácia de 91,6% contra a Covid, diz estudo
2 Bolsonaro: Se a Anvisa aprovar, compraremos a vacina Sputnik
3 Oxigênio medicinal: Como é feito e suas alternativas para socorro
4 Covid-19: China desmantela rede que vendia vacinas falsas
5 CoronaVac: Avião com insumos deixa a China com destino a SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.