Anvisa cancela autorização de spray israelense contra a Covid
Fármaco também protege contra o vírus da Influenza
Pierre Borges - 19/01/2022 15h10 | atualizado em 19/01/2022 15h24

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou, nesta quarta-feira (19), a autorização da importação do spray nasal Taffix, que combate infecções causadas pelo coronavírus e pelo vírus da Influenza.
O spray seria vendido no Brasil a partir de fevereiro, no entanto a agência reguladora alegou que não foram apresentados estudos clínicos que comprovem a eficácia do produto.
De acordo com a Belcher farmacêutica, que seria responsável pela importação e distribuição do spray no Brasil, não se trata de um medicamento, mas “de um spray nasal em pó que se transforma em um gel na cavidade nasal e cria uma barreira ativa para proteger e desativar os vírus frequentemente encontrados e transportados pelo ar”.
A decisão da Anvisa suspendeu uma autorização de notificação que permitia a importação do fármaco. Uma autorização de notificação é como o órgão regulamenta a importação de produtos de saúde que não precisam de registro.
De acordo com o comunicado da agência, “o regime de notificação dispensa análise técnica prévia para a regularização do produto”. Entretanto, a autorização pode ser cancelada a qualquer momento pela Anvisa.
Leia também1 Zambelli sobre viagem aos EUA: 'Paguei todos os meus custos'
2 Bolsonaro: Doria 'aumentou ICMS de tudo, menos do Hipoglós'
3 Globo processa homem que jogou pedras na emissora
4 Frota diz que Câmara virou 'lixo' e, por isso, concorrerá à Alesp
5 Por Lula, PSB quer se aliar ao PT mesmo sem resposta de Alckmin