Leia também:
X Vice da Câmara diz que abertura de impeachment é ‘inevitável’

Anvisa autoriza uso de mais um medicamento contra a Covid-19

Indicação é para casos leves e moderados da doença

Pierre Borges - 08/09/2021 16h46 | atualizado em 08/09/2021 17h10

Fachada do edifício sede da Anvisa Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Nesta quarta-feira (8), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial do medicamento Sotrovimabe para tratar a Covid-19. Com este, o número de medicamentos aprovados pelo órgão brasileiro já chega a cinco.

O Sotrovimabe atua contra a proteína spike do novo coronavírus, a fim de impedir a ligação e a entrada do vírus nas células humanas. A medicação, porém, é indicada apenas para pessoas acima de 12 anos que estiverem com a Covid-19 de forma leve a moderada. Isto significa que pessoas hospitalizadas pela doença não devem receber o medicamento.

Segundo o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, grávidas e lactantes com Covid-19 devem ter “cautela” quanto à medicação. O grupo deverá submeter-se à indicação médica para fazer o uso do Sotrovimabe.

A diretora da Agência, Meiruze Freitas, disse que a função do medicamento é evitar que a doença evolua para um estado grave e, com isso, reduzir o número de hospitalizações e de mortes.

O Sotrovimabe deve ser aplicado somente em hospitais, de forma intravenosa, em dose única de 500 mg e em pacientes com mais de 40 kg.

O paciente só deve receber a medicação após ter a infecção pelo coronavírus comprovada mediante exame laboratorial e, de preferência, com até cinco dias da apresentação dos sintomas.

De acordo com a Anvisa, a tecnologia do medicamento é capaz de criar uma barreira para a seleção de variantes resistentes do coronavírus e permite que sua atividade seja mantida in vitro contra cepas mutantes do vírus.

Leia também1 Forbes: Thiaguinho fatura R$ 2 bilhões como empresário
2 Ministro russo morre ao tentar salvar cinegrafista no Ártico
3 Vice da Câmara diz que abertura de impeachment é 'inevitável'
4 Membro de Tribunal Superior diz que Bolsonaro quer ditadura
5 'Acompanhamos festa cívica com manifestações pacíficas'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.