Leia também:
X Emendas para evento pró-Lula totalizaram quase R$ 1 milhão

Anvisa aprova uso emergencial do Molnupiravir contra a Covid

Medicamento já foi aprovado nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa, Japão e na Austrália

Pleno.News - 05/05/2022 11h33 | atualizado em 05/05/2022 12h06

Molnupiravir Foto: EFE/Merck Sharp & Dohme Corp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (4), o uso emergencial do antiviral Molnupiravir. Produzido pela farmacêutica norte-americana Merck Sharp & Dohme (MSD), o medicamento em formato de cápsulas é indicado para o tratamento de pacientes adultos que não requerem oxigênio suplementar e apresentam maiores riscos de desenvolverem a forma grave de Covid-19.

O pedido foi avaliado pelos diretores durante a sétima reunião extraordinária pública. Ao votar pela aprovação do medicamento durante videoconferência, a relatora do processo, diretora Meiruze Freitas, disse que é importante ter opções terapêuticas para determinadas condições clínicas, especialmente em indivíduos que, por várias razões, têm alto risco de desenvolver as formas graves da doença.

No entanto, ela destacou que o Molnupiravir não é um substituto da vacina contra o coronavírus.

– Reitero que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid grave, hospitalizações e óbitos. Aqueles que não completaram o curso completo de vacinação têm mais chances de apresentar sintomas moderados ou graves em comparação com aqueles que receberam um reforço, especialmente os mais vulneráveis – afirmou.

A relatora também pontuou a necessidade de que a comunidade científica, a indústria farmacêutica, os reguladores e os governos continuem trabalhando unidos nas questões relativas à Covid-19, uma vez que não se sabe por quanto tempo o vírus continuará a circular no mundo.

Segundo a agência, nos ensaios clínicos realizados, o remédio mostrou efeitos benéficos a pacientes adultos leves e moderados, com capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes. De uso domiciliar, ele funciona de modo a reduzir as chances do vírus Sars-CoV-2 se multiplicar e reproduzir no corpo.

O medicamento já foi aprovado nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Europa, no Japão e na Austrália. Atualmente, está em uso em pelo menos vinte países. No início de março, teve “recomendação condicional” por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, a segurança do medicamento permanece sendo monitorada.

Embora haja ensaios clínicos com o Molnupiravir na fase 3, as agências reguladoras continuam realizando novos estudos e acompanhando possíveis efeitos adversos. Para ser incorporado ao rol de tratamentos distribuídos na rede pública brasileira, o medicamento deve passar agora por uma nova etapa que envolve a avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

INDICAÇÃO
O medicamento é indicado para o tratamento da Covid em adultos que não requerem oxigênio suplementar e apresentam risco aumentado de progressão da doença para casos graves e cujas opções alternativas de tratamento aprovadas ou autorizadas pela Anvisa não são acessíveis ou clinicamente adequadas.

RESTRIÇÕES
O medicamento é de uso adulto, com venda sob prescrição médica. Não é recomendado durante a gravidez, a amamentação, em mulheres que podem engravidar e não estão usando contraceptivos eficazes. Segundo a Anvisa, estudos mostraram que altas doses de Molnupiravir podem afetar o crescimento e o desenvolvimento do feto.

CONTRAINDICAÇÕES
– Para uso em pacientes com menos de 18 anos de idade;

– Para uso em grávidas;

– Para início do tratamento em pacientes que necessitam de hospitalização devido à Covid-19, uma vez que seus benefícios não foram observados em indivíduos quando o tratamento é iniciado após a hospitalização;

– Para uso por mais de cinco dias consecutivos;

– Para profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenção de Covid-19.

PERÍODO DE USO
O medicamento deve ser tomado por via oral durante os cinco primeiros dias após o aparecimento dos sintomas, de modo a evitar o desenvolvimento de uma versão resistente do vírus. Além disso, deve ser limitado a cinco dias consecutivos.

POSOLOGIA
A dosagem em pacientes adultos é de 800 mg (quatro cápsulas de 200 mg) por via oral, a cada 12 horas, e por cinco dias, com ou sem alimentos. O medicamento deve ser utilizado assim que possível após o diagnóstico de Covid-19 e dentro de cinco dias do início dos sintomas.

PRESCRIÇÃO MÉDICA
A Anvisa salienta que o Molnupiravir é um medicamento que deve ser usado após avaliação e prescrição médica.

– Requer adequada dispensação farmacêutica, com orientações de que o medicamento é de uso individual e não pode ser repassado a terceiros sem avaliação e prescrição médica. Cumpre ao farmacêutico realizar também orientações tais como a importância da adesão ao tratamento, modo de administração e restrições – destacou a agência.

*AE

Leia também1 Confinamento rígido em Xangai afeta abastecimento global
2 Covid: Moderna pedirá aval para poder vacinar bebês no Brasil
3 China vive severa desaceleração econômica após lockdowns
4 Universidade de Brasília vai usar “selo” para identificar vacinados
5 Epidemiologista diz que EUA saíram da fase de pandemia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.