Aneel diz que recorrerá da decisão que afastou diretoria
Órgão regulador informou que, quando for notificado, vai interpor recurso para reverter decisão judicial
Pleno.News - 19/11/2020 17h27
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que vai recorrer da decisão que afastou sua diretoria assim que for notificada oficialmente pela Justiça.
– A Aneel ainda não foi formalmente notificada sobre a decisão da Justiça Federal que trata do afastamento temporário de sua diretoria. Contudo, a agência informa que, assim que for notificada, vai interpor o recurso cabível para reverter a decisão – informou o órgão regulador.
Nesta quinta-feira (19), após a Justiça Federal afastar por 30 dias a diretoria da Aneel, o órgão afirmou em nota que “respeita a decisão”, mas ponderou que a medida gera “ruído” e prejudica os trabalhos em um momento em que todos os esforços deveriam estar concentrados no restabelecimento de energia no Amapá.
A decisão de afastamento temporário da diretoria da Aneel veio do juiz federal de 1ª instância, João Bosco Costa Soares da Silva, que tomou a mesma medida em relação aos diretores do Operador Nacional do Sistema (ONS) em razão do apagão que atingiu o Amapá. A decisão foi dada para evitar interferência na apuração das responsabilidades pelo blecaute, justificou o magistrado.
No início do mês, um incêndio em uma subestação de energia da capital Macapá deixou 14 dos 16 municípios do Estado no escuro.
Nos últimos dias, o abastecimento ainda não havia sido regularizado 100% e vinha sendo feito pelo sistema de rodízio.
Na terça-feira (17), o Amapá sofreu o segundo apagão em duas semanas.
A Justiça determinou o afastamento das diretorias no âmbito de uma ação popular movida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
*Estadão
Leia também1 Justiça afasta diretoria da Aneel e ONS por 30 dias após apagão
2 Guedes recebe Alcolumbre para discutir 'calamidade' no Amapá
3 Amapá: Geradores termelétricos serão energizados até sábado
4 Amapá: Linha de transmissão pode ter causado novo apagão
5 Ministro Tarcísio detona Haddad após crítica "errada" do petista