Alexandre Pato se oferece para pagar translado de Juliana Marins
Itamaraty diz que o governo não pode arcar com os custos
Monique Mello - 25/06/2025 14h57 | atualizado em 25/06/2025 15h36

O jogador Alexandre Pato se ofereceu para arcar com os custos do translado do corpo de Juliana Marins, jovem brasileira que morreu na Indonésia após cair em uma trilha até o vulcão Rinjani.
A informação foi divulgada pela página Alfinetei. De acordo com a página, Pato entrou em contato pedindo auxílio para falar com a família de Juliana. Ele teria tentado falar com o pai da turista, mas sem sucesso.
– Quero pagar esse valor para que todos tenham paz e para que ela possa descansar ao lado da família – disse o jogador.
Posteriormente, a informação foi confirmada ao jornal O Globo pela assessoria do SBT, onde Pato atualmente trabalha como comentarista esportivo.
– Como é algo pessoal, ele prefere não falar – disse a assessoria.
O governo brasileiro informou que não ajudará a custear o translado do corpo da brasileira. Segundo o Itamaraty, o transporte de falecidos para o Brasil não pode ser pago com recursos públicos e precisa ser bancado pela própria família.
O Ministério das Relações Exteriores afirma que o papel das embaixadas e consulados se limita a dar orientações à família, ajudar no contato com autoridades locais e na questão burocrática envolvendo documentação. Como argumento, a pasta cita o decreto 9.199/2017, que no § 1º do artigo 257 versa sobre o tema (veja na íntegra ao fim desta matéria).
A pasta não fez qualquer menção à possibilidade de enviar um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para auxiliar no caso da jovem, que causou comoção em todo o Brasil. O ministério disse que não divulga detalhes sobre a assistência prestada pelo ministério a brasileiros no exterior.
Leia também1 Família de Juliana vê negligência e diz que vai "lutar por justiça"
2 Quem é o alpinista que arriscou a vida para resgatar Juliana Marins
3 Governo Lula: Custo do translado do corpo de Juliana cabe à família
4 Pai de Juliana Marins: "Voa, Juju. Voa para os braços do Pai Eterno"
5 Entenda os principais cuidados a serem tomados durante trilhas