Leia também:
X Vídeo: Criança cai de carro em movimento e sai andando

Alexandre de Moraes solta o jornalista Oswaldo Eustáquio

Ele cumpria prisão temporária desde o último dia 26

Gabriela Doria - 05/07/2020 15h55

Oswaldo Eustáquio foi solto por Alexandre de Moraes Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a soltura do jornalista Oswaldo Eustáquio, suspeito de estar envolvido na organização de atos que pediam o fechamento do Congresso Nacional e do STF.

O blogueiro bolsonarista cumpria prisão temporária desde o dia 26 de junho.

Na decisão, Moraes proíbe Eustáquio de utilizar as redes sociais e de organizar manifestações contra os poderes Legislativo e Judiciário ou que preguem o uso das Forças Armadas para tal. O jornalista também terá que manter pelo menos um quilômetro de distância da Praça dos Três Poderes.

PRISÃO
Moraes mandou prender Eustáquio Filho a pedido da Polícia Federal e com o aval da PGR (Procuradoria-Geral da República), sob a suspeita de que o apoiador de Bolsonaro estaria fugindo do país. A defesa do jornalista nega que fosse intenção dele deixar o Brasil.

À PF, ele afirmou que houve um equívoco das autoridades por ter feito mudança de residência recentemente -a casa antiga e a atual ficam em bairros nobres de Brasília. O jornalista disse que decidiu participar de recentes manifestações “pelo Brasil, pelas instituições, pela manutenção da tripartição dos Poderes e pela intervenção popular”.

Eustáquio disse ainda que é amigo de Sara Giromini, conhecida como Sara Winter e líder do grupo 300 do Brasil, mas negou qualquer vínculo profissional com ela. Ele também declarou que mantém relação de amizade com Allan dos Santos, do site Terça Livre.

O jornalista disse à PF que trabalhou como assessor de imprensa do governo de transição de Bolsonaro até 31 de janeiro de 2019. Creditou a indicação a “uma coalizão de pessoas que conheciam o seu currículo de mais de dez anos de jornalista investigativo no Paraná”. Atualmente, segundo ele, tem vínculo não formal com um jornal do Paraná e uma rádio de Goiânia (GO), para os quais produz reportagens escritas e em vídeo.

Por fim, ele destacou que se tornou youtuber há dois meses e meio, a partir de uma entrevista que fez com o ex-deputado Roberto Jefferson, mas que nunca recebeu dinheiro (monetização) pela atividade do seu canal no YouTube.

Leia também1 PF cumpre mandado de busca na casa de Oswaldo Eustáquio
2 Oswaldo Eustáquio nega ter articulado atos contra o STF
3 STF jogou a liberdade de expressão no lixo, diz Malafaia
4 STF arquiva interpelação de Carlos Bolsonaro contra Freixo
5 Sara Winter usa livros de Moraes como "pé" de sofá

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.