Leia também:
X Manuela D’Ávila passa vexame após criticar Bolsonaro

Alexandre de Moraes justifica decisão de censurar matéria

Ministro do STF falou sobre o assunto durante um seminário em Lisboa

Henrique Gimenes - 22/04/2019 15h07 | atualizado em 22/04/2019 17h08

Ministro Alexandre de Moraes Foto: STF/Rosinei Coutinho

Nesta segunda-feira (22), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a sua decisão de censurar uma matéria do site O Antagonista e da revista Crusoé. O texto apontava o nome do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, na planilha da Odebrecht.

A decisão de Alexandre de Moraes aconteceu no inquérito aberto pelo Supremo para investigar fake news contra os membros do tribunal. A declaração foi dada durante um seminário em Lisboa.

– Você não pode prejudicar a honra de uma pessoa, quando há, como houve neste caso, uma nota oficial da Procuradoria-Geral da República, que dizia que não tinha conhecimento de nenhum documento [com o nome de Dias Toffoli], como argumenta a publicação – apontou.

No documento da Odebrecht, Toffoli aparecia com o nome de “amigo do amigo de meu pai”. A decisão gerou críticas de vários setores da sociedade, levando Alexandre de Moraes, na sexta-feira (19), a remover a censura. Ele justificou dizendo que, ao decidir, o documento sobre Dias Toffoli ainda não estava com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

– Como eu coloquei na minha decisão, ou foi um exercício de futurologia pela matéria, já dizendo que já estava na Procuradoria, quando a PGR nem tinha conhecimento, ou alguém vazou. Vazamento é crime, principalmente vazamento de algo sigiloso, de uma delação premiada ocorrida num caso importantíssimo – ressaltou.

Leia também1 Juristas defendem fim de inquérito sobre ofensas ao STF
2 General alvo de inquérito por criticar STF faz desabafo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.