Leia também:
X Há tiroteio durante operação da PM no Complexo do Alemão

Alerta! Governo confirma alto número de casos de sarampo

De acordo com relatório do Ministério da Saúde, a causa é a diminuição de vacinados

Camille Dornelles - 19/07/2018 07h39 | atualizado em 19/07/2018 08h09

Casos de sarampo no Brasil têm aumentado Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou números atualizados dos casos de sarampo nesta terça-feira (17). De acordo com registros do governo, foram 677 casos confirmados. Eles apareceram nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Além dos confirmados há outros 2.724 sob investigação. O Ministério afirmou que o número é alto e preocupante. O órgão declarou que é possível controlar momentos de surtos da doença, mas que o aumento das taxas de vacinação é importantíssimo para garantir o controle.

No Brasil, atualmente, há surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas. Há, periodicamente, momentos de maior incidência do mal. Porém, para o governo, o atual número é maior do que poderia ser se o número de vacinados estivesse dentro do ideal.

O último surto de sarampo no Brasil foi registrado há mais de quatro anos. Em 2014, foram 211 confirmados. Em 2018, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite ocorrerá de 6 a 31 de agosto em todo o país e é destinada a crianças e adultos.

Além do sarampo, outras doenças anteriormente erradicadas voltam a preocupar. É o caso da poliomelite, que acomete crianças e pode deixá-las paraplégicas ou até matar.

A Organização Mundial da Saúde já havia divulgado números atualizados das doenças e registrou um aumento dos dois males pelo mundo.

Leia também1 Saúde: Confira o que é e como se prevenir contra o sarampo
2 Aumentam os casos de pólio e sarampo no mundo, diz OMS
3 Surto de sarampo avança e atinge indígenas

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.