Leia também:
X Polícia Civil prende pastor suspeito de pedofilia

Além do jejum por prisão: Saiba quem é Deltan Dallagnol

Procurador da República é especialista em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

Camille Dornelles - 09/04/2018 11h41 | atualizado em 09/04/2018 11h44

Procurador Deltan Dallagnol coordena a força-tarefa em Curitiba Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O procurador da República Deltan Dallagnol ficou conhecido no país por uma apresentação em Power Point, na qual apontou, sem rodeios, crimes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais recentemente, gerou polêmica ao afirmar que faria jejum e oração pela prisão de Lula.

O jurista não esconde sua fé. Dallagnol é membro da Igreja Batista e se apresenta como, antes de outra coisa, “seguidor de Jesus”. Ele defende que os presos, principalmente aqueles que cometeram crimes durante mandatos políticos, “permaneçam por mais tempo na cadeia e devolvam o dinheiro desviado da saúde, segurança e educação”.

Ele se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), fez mestrado em Direito na Universidade de Harvard e trabalha no Ministério Público Federal desde 2003. Dallagnol é especialista em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e coordena investigações da Operação Lava Jato em Curitiba, no Paraná.

Para o procurador, a corrupção no Brasil é grande por falhas na execução das prisões. Durante uma palestra para o programa TED Talks, em outubro do ano passado, relatou casos de impunidade de servidores públicos e suas ideias.

– Identificamos mais de 70 funcionários fantasmas e 13 anos depois nenhuma pessoa foi punida e nem um centavo recuperado. A minha história é parecida com a do Brasil em um ponto: é uma história de fracassos na luta contra a corrupção – desabafou.

O procurador defendeu o avanço da Operação Lava Jato, que afirma ser inovador e “decidiu ousar por meio de um novo modelo de investigação”. Para ele, é importante que agentes e investigadores perseverem na luta contra a corrupção.

Leia também1 Deputados acionam conselho do MP por jejum de promotor
2 Procurador que fará jejum em julgamento de Lula se defende
3 Marcelo Bretas apoia Deltan Dallagnol no jejum e oração

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.