Leia também:
X Sergio Moro defende Deltan: “Sofreu uma gigantesca injustiça”

Advogado do Telegram deixa causas da empresa no Brasil

Saída ocorre em meio a inquérito sobre campanha contra PL das fake News

Pleno.News - 20/05/2023 15h09 | atualizado em 22/05/2023 18h24

Telegram Foto: EFE/EPA/IAN LANGSDON

O advogado Alan Thomaz não é mais o representante legal do Telegram no Brasil. Ele renunciou aos processos nesta semana, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu uma investigação sobre a campanha lançada pelo aplicativo contra o PL das Fake News.

Com a decisão, a plataforma precisará indicar outro escritório para intermediar o contato com a Justiça brasileira. Em fevereiro de 2022, o STF chegou a ameaçar suspender os serviços do Telegram no país se a empresa não constituísse um canal para receber notificações judiciais no Brasil.

O escritório Campos Thomaz & Meirelles Advogados disse que “não teve e não tem relação direta com o Telegram”. A banca afirma que só prestou “serviços de assessoria jurídica”.

– Solicitamos gentilmente que o nome dos sócios e advogados seja desvinculado ao Telegram – diz a nota.

O inquérito no STF vai investigar os diretores do Telegram e demais responsáveis que tenham participado da campanha contra o projeto de lei. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Moraes mandou a Polícia Federal interrogar os executivos.

O aplicativo disparou, para milhões de usuários, um manifesto contra o Projeto de Lei nº 2630/2020. A mensagem chamava a proposta de desnecessária e dizia que ela “concede poderes de censura ao governo”.

Diretores do Google também serão investigados. O buscador exibiu em sua página inicial uma mensagem de alerta contra o PL. Os usuários que clicavam no link eram direcionados para um artigo de opinião do Diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, que acusava o texto de “aumentar a confusão entre o que é verdade e mentira no Brasil”.

*AE

Leia também1 STF decide adiar o julgamento sobre o Marco Civil da Internet
2 Moraes abre inquérito contra dirigentes do Google e Telegram
3 Para colunistas do UOL, Moraes exagerou no caso do Telegram
4 Em editorial, Estadão critica Alexandre de Moraes: "Censor"
5 Dino declara que regulação das redes sociais é "inevitável"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.