Adultos também podem ser vacinados contra sarampo
No entanto, a atual campanha é destinada a crianças de 1 a 5 anos
Camille Dornelles - 24/08/2018 13h10

A atual Campanha Nacional de Vacinação contra poliomelite e sarampo busca vacinar 11 milhões de crianças de 1 a 5 anos até o dia 31 de agosto. Até agora, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (24), ainda falta imunizar quatro milhões delas.
A vacina contra o sarampo, no entanto, está disponível na rede pública para pessoas até 49 anos de idade. Na rede particular, ela pode ser tomada por pacientes de todas as idades.
De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, a vacina não oferece risco a jovens e adultos, mesmo àqueles que já tenham sido acometidos pela doença.
– Os indivíduos acima de 50 anos provavelmente já pegaram a doença e já estariam imunizados pelas altas taxas de vacinação nos mais jovens. Mas nada impede que procurem a vacina individualmente. Na pior das hipóteses, a pessoa vai se imunizar à toa – afirmou.
Como a campanha visa apenas crianças até 5 anos, o Ministério da Saúde recomenda que os outros interessados busquem as unidades de saúde após o dia 31 de agosto para evitar superlotação nos postos ou falta de uma das doses.
Leia também1 110 mil crianças são vacinadas contra sarampo e pólio no RJ
2 Vacinação contra sarampo e pólio terá Dia D neste sábado
3 Mais de 100 casos de sarampo são confirmados nos EUA