Leia também:
X Neve pode chegar às serras gaúcha e catarinense

Acidente da TAM que matou 199 pessoas completa 10 anos

Ninguém foi punido pela tragédia no aeroporto de Congonhas

Gabriela Doria - 16/07/2017 22h45 | atualizado em 17/07/2017 09h55

Nesta segunda-feira (17), o maior desastre aéreo do Brasil completa 10 anos. 199 pessoas morreram no acidente com a aeronave A320 da TAM, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Todos os acusados foram absolvidos em primeira e segunda instância. Desde então, a TAM se fundiu com a chilena LAN e hoje é a Latam Arlines.

Desastre é considerado o pior da história da aviação nacional
Desastre é considerado o pior da história da aviação nacional Foto: Agência Brasil/Milton Mansilha

Em 2015, três acusados foram absolvidos pela Justiça Federal de São Paulo. O então diretor de segurança de voo da TAM, Marco Aurélio Castro, o vice-presidente de operações da empresa à época, Alberto Fajerman, e a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil, Denise Abreu, foram considerados inocentes do crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo.

De acordo com os relatórios emitidos pelo Cenipa, houve uma série de fatores que contribuíram para o acidente. Entre eles, a movimentação não intencional de controles do painel avião, que fizeram com que a aeronave não freasse no aeroporto.

O avião, que vinha de Porto Alegre, não conseguiu frear na pista pouso e se chocou contra um prédio da companhia aérea. 199 pessoas morreram no acidente do voo 3054, sendo 186 passageiros e 13 pessoas que estavam no edifício.

No último sábado (15), familiares e amigos das vítimas se reuniram próximo ao local do acidente para prestar homenagens pelos 10 anos da tragédia.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.