Leia também:
X Ebook explica como adaptar sua igreja durante a pandemia

“A OMS parece um partido político”, dispara Bolsonaro

Presidente acusou a instituição de causar a morte de várias pessoas

Rafael Ramos - 09/06/2020 13h07

Bolsonaro fez acusações à Organização Mundial da Saúde Foto: PR/Marcos Corrêa

O presidente Jair Bolsonaro acusou a Organização Mundial da Saúde (OMS) de agir como um partido político ao final de uma reunião, nesta terça-feira (9), com ministros no Palácio da Alvorada. Ele criticou a OMS de titubear em suas orientações sobre a pandemia do novo coronavírus.

– A OMS é uma organização que está titubeando, parece mais um partido político. Nós sabemos que não tem comprovação de nada no Brasil. Até a hidroxicloroquina não tem comprovação. Se desaconselhou estudos e pesquisas e depois se voltou atrás. Não é à toa que o presidente Donald Trump deixou de lado aí, deixou de contribuir para a OMS. O Brasil, passada aí essa pandemia, vai pensar se sai ou não, porque não transmite mais confiança.

Bolsonaro associou as mortes causadas pela Covid-19 às primeiras orientações passadas pela organização. Ela declarou que “muita gente perdeu a vida, não pelo vírus, mas por ter ficado em casa”.

– Muita gente sentiu dor no peito, mas não foi ao hospital. Então, essa entidade não ajuda, no meu entender, não é de agora, com a devida responsabilidade que tinha que ter no trato desta questão.

O presidente ainda ironizou as últimas mudanças da OMS que divulgou que pessoas assintomáticas têm poucas chances de transmitir o vírus.

– Especialistas? Aqui é o país de especialistas. Tem especialistas até de folha que cai no chão”, disse. “Especialistas, por incrível que pareça, não acertam uma.

Leia também1 Ernesto Araújo diz que vai propor investigação da OMS
2 Bolsonaro defende fim das restrições após fala da OMS
3 Bolsonaro detona desculpas da OMS: "Afetaram a economia"
4 Transmissão de Covid-19 por pacientes sem sintomas é rara
5 OMS confia em 'transparência' de dados da Covid-19 no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.