Leia também:
X CGADB declara apoio ao candidato Jair Bolsonaro

68% dos brasileiros têm medo de andar sozinho à noite

Pesquisa coloca o Brasil abaixo apenas do Afeganistão

Pleno.News - 19/10/2018 11h24 | atualizado em 19/10/2018 11h37

Brasileiro é o segundo no mundo com mais medo de andar nas ruas à noite Foto: Piotr Krzyzanowski

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que 68% dos brasileiros têm medo de andar sozinho perto de casa à noite. O resultado coloca o país em segundo lugar ficando atrás apenas do Afeganistão com 79%.

Chamada de Percepções da Crise, a pesquisa usou dados de 2017 e comparou o brasileiro com outros 124 países. Um dos pontos avaliados mostra que o Brasil vive um medo duas vezes superior ao resto do mundo. Em relação a gênero, 76% das mulheres têm medo de caminhar à noite contra 60% dos homens.

– Mundialmente, as pessoas são mais medrosas em áreas urbanas. Os extremos assumidos pelas percepções dos brasileiros captadas numa extensa lista de países, incluindo os mais violentos, os mais pobres e etc., sugere situação psicossocial crítica – explicou o diretor do FGV Social, Marcelo Neri, coordenador do estudo.

Analisando mais a fundo sobre a situação no Brasil, Neri destaca que o problema por aqui não se restringe apenas à violência.

– Há um aspecto subjetivo. O Brasil está ruim, piorou, mas não é tão extremo. Além da violência, as pessoas estão com muito medo. O medo exacerba mais os dados. Há um lado psicológico nisso também.

Leia também1 Bolsonaro: "Vamos pegar pesado contra a violência"
2 Compare os planos de governo de Bolsonaro e Haddad

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.