642 mil pessoas não retornaram para a 2ª dose em São Paulo
Evasão é recorde na campanha de vacinação do estado
Monique Mello - 21/07/2021 17h42 | atualizado em 21/07/2021 17h45

O estado de São Paulo registra o aumento de 168% no número de pessoas que não retornaram para a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, os números absolutos giram em torno de 642 mil pessoas. Desde janeiro, quando se iniciou a campanha de vacinação em São Paulo, esse número é recorde para o estado.
Em junho, o número de faltosos chegava a 239 mil pessoas. Do total atual, 357 mil estão “atrasados” para a 2ª dose da vacina da AstraZeneca/Oxford e 284,4 mil para a CoronaVac.
Como a Pfizer começou a ser aplicada em maio, ainda não há registro de atrasos para a 2ª dose, haja vista que o intervalo é de 12 semanas.
– Nós temos ainda 642 mil pessoas que não fizeram o uso da segunda dose. Porém, temos 31 milhões que já tomaram a 1ª dose. É claro que essas pessoas ainda são convocadas para ser imunizadas. Nós temos que reforçar que para que haja uma proteção, temos que ter realmente as duas doses estabelecidas nos prazos que são estabelecidos pela própria Ciência para a imunização – disse Gorinchteyn.
Segundo o governo de São Paulo, a responsabilidade pela busca ativa dos vacinados é das prefeituras municipais. No entanto, o governo oferece um reforço com envio de mensagem via SMS e por e-mail à população para lembrar a data da segunda dose.
Leia também1 Estudo aponta menor eficácia da Janssen contra variantes
2 Estudo: Pfizer gera 10 vezes mais anticorpos que a CoronaVac
3 Leifert é o garoto-propaganda de campanha da Pfizer no Brasil
4 'Era hipérbole quando falei de virar jacaré; podia virar bambi"
5 Jornalista da CNN ofende Jair Bolsonaro durante vacinação