Leia também:
X PF do Rio de Janeiro prende um dos chefões do PCC

5G: Após reunião com Fábio Faria, EUA reforçam cooperação

Comitiva está nos EUA e se encontrou com representantes do governo de Joe Biden

Pleno.News - 07/06/2021 21h48

Reunião da comitiva brasileira com o Departamento Interno de Segurança dos EUA Foto: Reprodução

Os Estados Unidos afirmaram que querem aprofundar a cooperação econômica e de segurança com o Brasil. Representantes do governo Joe Biden se manifestaram após uma reunião realizada nesta segunda-feira (7) com autoridades brasileiras sobre a tecnologia 5G. A comitiva, que está em Washington nesta semana, é liderada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

– Discussão importante hoje com o ministro das Comunicações @fabiofaria sobre a segurança das telecomunicações e o potencial econômico das redes 5G. Valorizamos nossa forte parceria com o Brasil e continuaremos a aprofundar nossa cooperação econômica e de segurança – escreveu no Twitter a secretária-adjunta interina para Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado americano, Julie Chung.

Também presente na reunião, a diplomata americana Marcia Bernicat afirmou que o Brasil é um parceiro “essencial” na defesa da segurança digital em toda a região. Ela atua no Departamento de Estado como autoridade sênior para assuntos de crescimento econômico, energia e meio ambiente.

– Foi bom me encontrar hoje com @fabiofaria para discutir como os EUA e o Brasil podem trabalhar juntos para garantir conectividade 5G segura no país – escreveu Bernicat no Twitter.

Em uma foto da reunião publicada na rede social por Julie Chung, aparecem os senadores Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e Ciro Nogueira (PP-PI), além de Fábio Faria.

No Twitter, o ministro das Comunicações também mencionou o encontro em Washington.

– Reunião com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. Discutimos a segurança das cadeias de fornecimento do #5G e iniciativas de estímulo ao Open RAN – escreveu Faria na rede social.

https://twitter.com/fabiofaria/status/1402021750238498818

No mês passado, ele afirmou que o leilão do 5G no Brasil pode ocorrer ainda no mês de julho deste ano.

Recentemente, Julie Chung fez parte da primeira comitiva do governo Biden à América do Sul. Ela viajou à região ao lado de Juan Gonzalez, diretor sênior para assuntos do Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança Nacional dos EUA. Os enviados do presidente americano visitaram Colômbia, Argentina e Uruguai, onde se reuniram com autoridades locais. O Brasil ficou de fora do itinerário, realizado entre os dias 12 e 16 de abril.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro prevê 100 mil motos durante evento em São Paulo
2 EUA: Relatório conclui que vírus pode ter vazado de laboratório
3 Saúde distribui 2,3 milhões de doses da vacina da Pfizer
4 Mais de 50 mil alunos voltam às aulas presenciais no Uruguai
5 Chile prorroga fechamento de fronteiras até 30 de junho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.