Presidente da França comete gafe embaraçosa na Austrália
Encontro com líder australiano e primeira-dama teve momento constrangedor
Gabriela Doria - 02/05/2018 16h04

Sempre refinado e elegante, o presidente francês Emmanuel Macron cometeu um deslize pra lá de embaraçoso durante sua visita à Austrália. Fluente em inglês, Macron fazia um pronunciamento na presença do primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, e sua esposa Lucy, quando trocou os adjetivos e chamou a primeira-dama de “deliciosa”.
– Obrigado a você e a sua deliciosa mulher pela calorosa recepção, a organização perfeita desta viagem. Obrigado a você e a Lucy. Muito obrigado, senhor primeiro-ministro – disse o líder francês, diante de uma plateia confusa com o que havia acabado de ouvir.
Diante da gafe, internautas sugeriram duas explicações para o ocorrido. A primeira delas é que a palavra “delicious”, em inglês, é um falso cognato quando traduzida para o francês, idioma original de Macron. Isto acontece quando uma palavra parece igual em outro idioma, mas possui significado diferente. Neste caso, “délicieux (délicieuse, no feminino)”, em francês, pode significar algo saboroso ou apenas muito agradável.
A segunda hipótese sugere que o presidente queria dizer “delightful” (encantadora), mas acabou usando “delicious” (deliciosa).
Leia também1 Macron diz que vai buscar união entre Igreja e Estado
2 Executiva brasileira é achada morta na Austrália
3 Trump diz que acordo nuclear com Irã é 'terrível e ridículo'