Leia também:
X Nojo! Mulher grávida encontra rato dentro de sopa

Estudantes brasileiros criam receita de pão de barata

Pesquisadores defendem os benefícios proteicos encontrados no inseto

Ana Luiza Menezes - 24/09/2018 16h37 | atualizado em 24/09/2018 18h13

Estudantes da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) criaram uma receita de pão que conta com uma farinha feita com baratas. A autoria é das alunas Andressa Lucas e Lauren Menegon. Elas lançaram um projeto com base em uma orientação da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação (FAO). A proposta consiste em incluir insetos na alimentação humana.

Segundo estudos, as baratas são ricas em proteínas e são ecologicamente corretas. As que foram utilizadas para fabricação da farinha são da espécie cinérea, cultivadas em um criadouro asséptico em Betim, Minas Gerais.

Fermento, farinha de trigo e baratas são os principais ingredientes de uma inusitada receita de pão criada na FURG. A adição do novo ingrediente atende a uma recomendação da FAO, a agência da ONU para Agricultura e Alimentação.

Segundo dados da organização, 2 bilhões de pessoas têm o costume de suplementar suas dietas com insetos. Pesquisadores defendem que a farinha produzida com baratas tem o dobro do índice proteico dos pães. Um pão comum tem 9,68% de proteína enquanto o pão de barata, com apenas 10% de farinha do inseto, tem 23%. O alimento traz ainda aminoácidos, lipídios e ácidos graxos essenciais. Mais de 80 pessoas, que participaram de testes, aprovaram a qualidade e o sabor do produto.

Leia também1 Nojo! Mulher grávida encontra rato dentro de sopa
2 Apartamento tem banheiro e cozinha no mesmo espaço

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.