Leia também:
X Mulher copia vestido de casamento de Meghan Markle

Cidade da Noruega proíbe seus cidadãos de morrer no local

A recomendação da prefeitura é que encaminhe os enfermos a outras cidades

Camille Dornelles - 21/05/2018 12h10

Lei bizarra proíbe moradores da cidade de Longyearbyen de morrer no local Foto: Wikimedia

Uma lei inusitada em vigor desde 1950 proíbe que os cidadãos da cidade de Longyearbyen, na Noruega, morram no município. O lugar, que faz parte de um conjunto de ilhas remotas ao norte do país, fica próximo ao Polo Norte e tem temperaturas extremamente baixas.

As médias mensais na cidade oscilam entre os -15,2 graus em fevereiro e 6,5 graus em julho. O frio faz com que os cadáveres não se decomponham, o que pode causar problemas de saúde. A lei municipal foi decretada após uma epidemia de gripe castigar grande parte da população em 1918.

Quase 80 anos depois, cientistas estudaram os corpos das vítimas e encontraram alguns vírus ainda vivos, preservados pelo frio congelante. Com a proibição, pessoas muito enfermas devem ser encaminhadas para tratamento em outras cidades. A família pode cremar o corpo e retornar com as cinzas para o município.

Outra solução encontrada pelos cerca de 2 mil habitantes foi a de viajar para outras cidades para dar à luz e registrar seus filhos. Assim, a minoria dos moradores de Longyearbyen são de fato cidadãos do local e não seriam “punidos” caso morressem no município.

 

Leia também1 Mulher copia vestido de casamento de Meghan Markle
2 Mulher confunde linguiça com cobra e chama bombeiros
3 Menino pega carro escondido dos pais e sai dirigindo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.