China lança âncora de TV feito por inteligência artificial
Desenvolvedores afirmam que tecnologia pode ser útil para notícias urgentes
Pleno.News - 13/11/2018 16h07

A China dessa vez foi longe demais e apresentou o primeiro âncora de telejornal criado por inteligência artificial (IA). O avatar foi criado através de uma parceria entre a agência de notícias Xinhua e a empresa de tecnologia Sogou.
A novidade foi apresentada durante a 5ª Conferência Mundial de Internet, realizada de 7 a 9 de novembro em Wuzhen, no leste da China. A voz e aparência do âncora de IA foram baseadas em Zhang Zhao, uma pessoa de verdade.
– Olá a todos. Sou um apresentador feito a partir de inteligência artificial. É meu primeiro dia na agência de notícias Xinhua. Minha voz e minha aparência foram feitas com base em Zhang Zhao. O desenvolvimento da indústria da mídia requer inovação contínua e profunda integração com as tecnologias internacionais avançadas – disse o avatar durante a conferência.
Os desenvolvedores dizem que a tecnologia pode ser especialmente útil para notícias urgentes. Voz, lábios e rosto se adaptam às palavras em tempo real. Os avatares conseguem ler tudo que for colocado no sistema.
Leia também1 Black Mirror? China começa a dar nota aos seus cidadãos
2 China suspende quase 10 mil contas nas redes sociais
3 Café oferece bicho de pelúcia a quem for comer sozinho