Leia também:
X Crianças sofrem pela crise de representatividade familiar e pela ignorância dos pais

A Bíblia apresenta bons exemplos de empreendedorismo!

Encontra dificuldade para administrar o seu tempo? Se inspire em Eclesiastes 3 e faça uma gestão de acordo com os ensinamentos bíblicos

Alex Monteiro - 28/07/2022 18h15

A Bíblia apresenta bons exemplos de empreendedorismo Foto: Pixabay

A Bíblia é o livro mais lido do mundo, apresentando um modelo perfeito para a condução da vida, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Isso quer dizer que é possível aprender mais sobre gestão e otimizar a forma que você trabalha a partir dos profetas que foram inspirados por Deus.

Em relação à administração do tempo, por exemplo, podemos nos basear em Eclesiastes 3, escrito por Salomão, filho de Davi.

O livro de Eclesiastes, no capítulo 3, afirma que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do Céu. Ou seja, a prudência e a paciência são necessárias em todos os momentos. Tomar decisões sem refletir, buscar apressar processos naturais e forçar algo não é a orientação de Deus para nós.

Mas claro que isso não quer dizer que você não precisa ir atrás do que sonha. Trabalhe e se esforce, mas entenda que apenas Deus sabe o momento exato para que mudanças ocorram na sua vida.

Em Eclesiastes 3, também fica claro que é preciso administrar bem o tempo, pois ele existe para as mais diversas atividades e para todos os propósitos:

“Há tempo de plantar e de arrancar o que se plantou”.
“Há tempo de prantear e de saltar de alegria”.
“Há tempo de juntar pedras e de espalhá-las”.

Muitas vezes, os empreendedores não sabem esperar e desejam alcançar resultados antes do tempo determinado por Deus. Isso pode tornar uma bênção em uma maldição, trazendo tristeza, estresse e destruição para a família e para a empresa, em vez de felicidade, amor e união.

Um exemplo pode ajudar você a entender melhor a real importância de respeitar o tempo. Caso uma fruta seja colhida antes do tempo, ela estará azeda e não poderá ser degustada. Já se houver paciência para aguardar mais um pouco, será possível aproveitar e até mesmo dividir com o próximo o que foi colhido.

Outra passagem que reforça isso é Eclesiastes 3:2, que afirma: “Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou”.

Por isso, pense que todo o seu esforço e toda a sua dedicação terão resultados, mas é preciso esperar o tempo correto para isso e respeitar o processo de tudo.

Vale ressaltar que nenhuma passagem, que citei, fala algo sobre traçar metas ou ter objetivos a curto, médio e longo prazo. Mas preparar-se e estar pronto para o futuro, faz parte do empreendedorismo. E é, inclusive, incentivado no Livro Sagrado. No capítulo 14, versículos 28 a 31, do livro de Lucas encontramos:

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’. Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?”.

Por isso, tenha um planejamento, continue focado nos seus objetivos e trabalhe para que eles se tornem reais; mas tenha a certeza de que tudo tem o seu tempo determinado por Deus.

Você tem utilizado bem o seu tempo? Tem aproveitado o tempo para viver em paz e em conformidade com os ensinamentos bíblicos?

Alex Monteiro é evangelista, sócio-fundador da Non Stop, empresa referência em marketing de influência e da VK Digital, especializada em cursos online.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.