Leia também:
X Como lidar com a dúvida sobre reservas econômicas?

Opinião Ellen Sarmento: Unificação familiar

Nas práticas familiares unificadoras a individualidade é negada ou vista como traição à família

Ellen Sarmento - 23/03/2018 10h15

Queridos leitores do Pleno.News, desejo, no texto de hoje, trazer um tema de grande relevância que mexe com os sistemas familiares. Pois só será possível nos movimentarmos rumo a uma vida familiar mais saudável se conseguirmos identificar, com as ferramentas adequadas, o quê nos impede de alcançarmos a plenitude da vida emocional e relacional.

Hoje quero fazer sobre unificação familiar. E o que é isso?

A Unificação familiar é um processo, no qual a união e a igualdade prevalecem sobre a diferença. Nas práticas familiares unificadoras a individualidade é negada ou vista como traição à família.

Um exemplo muito clássico desse fenômeno seria quando em uma família há a predominância de uma determinada profissão entre os membros familiares. Então, de repente, há um filho que está prestes a ingressar no processo de seleção de carreira. E ele é pressionado a ir na direção predominante da carreira de seus familiares. Muitas vezes, se ele resiste à pressão é considerado um traidor do seu sistema familiar. Assim como, se este indivíduo cede, mesmo contrariado, ele se encontra no centro desse processo de unificação e sua individualidade se fragmenta.

Na contramão desse processo, temos a individualização; que nada mais é do que a percepção da existência de vínculos e de fios relacionais ligando os membros da família. Mas, ao mesmo tempo, cada indivíduo que integra esse sistema familiar possui seu espaço vital delimitado e respeitado.

Portanto, é fundamental termos a percepção de que existe um processo de construção de uma identidade própria em cada um dos integrantes da família. Assim, é essencial suportar as diferenças e adquirir flexibilidade para lidar com os desafios que a vida em família nos traz.

Espero que essas informações tragam não apenas esclarecimento, mas possam gerar frutos na vida familiar e pessoal de cada um de vocês, queridos leitores.

Ellen Sarmento é psicóloga clínica e palestrante, com formação em terapia sistêmica familiar pela Núcleo Pesquisas. Especializada em atendimento familiar e de casal. Capacitada pelo Ackerman Institute, em Nova York, e pelo Instituto Bowen, em Washington.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.