Leia também:
X Opinião Pr. Lucas: Os sábios da ignorância

Opinião Ricardo Guimarães: De Benoni a Benjamim! – Última parte

Nossa geração tinha tudo para dar errado. Nascemos Benoni, mas o favor de Deus alcançou a nossa vida, nos tornou Benjamim e nos abençoou cinco vezes mais

Ricardo Guimarães - 27/02/2018 08h00

Prezado leitor do Pleno.News, quero continuar me aprofundando na figura de Benjamim, para assim entendermos o favor ilimitado de Deus.

Nas últimas semanas conversamos sobre Benjamim, último filho de Jacó, que representa a última geração: a nossa. A geração mais próxima da vinda do Senhor Jesus. Aprendemos que temos paternidade e precisamos nos posicionar. Hoje quero olhar o último aspecto de nossa geração.

Esta é uma geração com uma porção quintuplicada:

Observe atentamente o texto bíblico:
“Então, lhes apresentou as porções que estavam diante dele; a porção de Benjamim era cinco vezes mais do que a de qualquer deles. E eles beberam e se regalaram com ele” (Gênesis 43:34).

Se eu estou entendendo bem, eles estavam jantando, todos foram servidos, mas Benjamim recebeu uma porção cinco vezes maior. Como seria isso na prática? Imagine, por exemplo, que eles estivessem comendo pizza. Nessa hora, o mordomo coloca uma fatia no prato de cada um dos irmãos de José, mas quando chega a vez de Benjamim, ele coloca cinco fatias.

É disso que a Palavra de Deus está falando! Você é essa geração de Benjamim. Receber um já é muito bom. Mas Deus, para deixar bem claro o Seu favor sobre a sua vida, vai dar a você cinco vezes mais do que você precisa! Por isso, quando você se apropriar dessa verdade, tudo em sua vida vai sobejar!!!

E por que cinco vezes mais? Cinco simboliza a Graça, porque cinco foram as feridas de Jesus. Jesus foi ferido em cinco lugares diferentes:

  1. Mão direita (cravo);
  2. Mão esquerda (cravo);
  3. Pés (cravo);
  4. Cabeça (coroa); e
  5. Lado (lança).

Não existe acaso nem coincidência na Bíblia. Tudo faz parte de um arranjo divino. Jesus poderia ser ferido em apenas um lugar, ou talvez pudesse ter sido ferido em dez lugares diferentes. Mas depois de tanto castigo, dor e sofrimento, Ele foi ferido apenas em cinco. Portanto, cinco simboliza a Graça de Deus: o favor imerecido!

A cruz de Cristo é a expressão máxima da Graça e do favor de Deus para com os homens. Senão veja o que nos diz a Palavra de Deus:

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).

O favor de Deus começou a se manifestar na sua vida quando você era pecador. Ou seja, você vivia em rebelião contra Deus. Você não queria segui-lo, você estava de mal com Deus e Ele já o amava. Você tinha outras paixões, outras prioridades, outros interesses e Deus ainda assim provou o Seu amor para com a sua vida, dando Seu Filho para morrer por você. Isso é algo poderoso! Quando você entende isso, você entende a Graça e o favor de Deus sobre a sua vida.

Agora, raciocine comigo: Se quando você era “pá virada”, Deus demonstrou tamanho favor para com você, o que Ele é capaz de fazer hoje, já que você se tornou filho Dele?

Veja como o apóstolo Paulo considera essa questão: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará GRACIOSAMENTE com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32).

Essa é uma pergunta que você precisa responder antes de terminar essa leitura. Se quando você era inimigo de Deus, Ele deu o Seu Filho para morrer por você, hoje que você se tornou filho, será que Ele teria algum prazer em lhe abençoar? Será que Aquele que entregou o próprio Filho, vai lhe negar uma geladeira nova? Será que Aquele que entregou o Seu próprio Filho, vai lhe negar um carro para você levar sua família para o culto? Será que Aquele que entregou o Seu próprio Filho, vai lhe negar uma casa se você pedir? Será que Aquele que entregou o Seu próprio Filho, vai lhe negar a solução de um problema?

A resposta é um sonoro NÃO! Ele nos dará com Ele TODAS AS COISAS. Mas como você é geração de Benjamim, você receberá cinco vezes mais!

Deus tem nos chamado para sermos uma geração que experimenta cinco vezes mais, que experimenta o favor imerecido, favor ilimitado da parte do nosso Deus.

Esse é o chamado de Deus para a minha e para a sua vida. Somos a geração de Benjamim, uma geração que está debaixo de uma paternidade espiritual. A paternidade estabelece a nossa identidade e nos leva a cumprir o nosso propósito profético em Deus.

Lembre-se disso: Deus sempre levantará alguém para estabelecer essa identidade em sua vida. Fique atento, porque quando você encontra a paternidade, ali você deve permanecer.

Essa também é uma geração posicionada! Hoje é tempo de posicionamento. Muitas coisas ainda não aconteceram em sua vida por falta de posicionamento. E o chamado de Deus para sua vida é: POSICIONE-SE!

Nossa geração tinha tudo para dar errado. Nascemos Benoni, mas o favor de Deus alcançou a nossa vida e nos abençoou cinco vezes mais. Somos a geração da bênção quintuplicada!

Eu quero concluir citando a letra de uma canção composta pelo meu irmão de sangue Geraldo Guimarães, e gravada pelo grupo Quatro Por Um. Eu chamo essa música de A canção de Benjamim, porque fala da história de alguém que nasceu para ser Benoni, mas Deus mudou o seu destino em Cristo Jesus:

“Como pôde me amar assim?
Como foi que se entregou por mim?
Sua vida derramada lá na cruz, imenso amor que me alcançou
Tinha tudo para dar errado
Me livrou das dores do passado, mesmo vendo os meus defeitos decidiu me amar.

Refrão:
Um Deus tão grande
Com um amor tão grande
Me faz alcançar
Muito além do que sonhei
Amor tão grande
De um Deus tão grande
Fiel pra cumprir
O que um dia começou em mim”.

Tome posse da bênção que Deus tem para você!

Ricardo Guimarães é fundador e pastor presidente da Igreja Videira no Rio de Janeiro. É formado em Teologia com especialização em Homilética e Clínica Pastoral e também possui doutorado pela Faculdade de Teologia Filadélfia – Recife. Na década de 90 levantou a bandeira do movimento nacional pela pureza sexual do jovem e do adolescente, conhecido como “Quem ama Espera”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.