Leia também:
X Opinião Fábio Guimarães: Raios X dos empregos no Brasil em 2017

Opinião Ricardo Guimarães: De Benoni a Benjamim! – parte 2

Benjamim, que nunca tinha viajado pelo deserto, nunca antes saíra de debaixo do cuidado de seu pai, se posicionou e disse: “Eu vou enfrentar o deserto"

Ricardo Guimarães - 20/02/2018 08h15

Prezado leitor do Pleno.News, quero continuar me aprofundando na figura de Benjamim, para assim entendermos o favor ilimitado de Deus.

Na coluna da semana passada aprendemos que Benjamim, último filho de Jacó, representa a última geração; a nossa que é a geração mais próxima da vinda do Senhor Jesus. Aprendemos também que essa é uma geração que tem paternidade. E é a partir disso que quero conversar com você, hoje.

Essa é uma geração posicionada:

Gênesis 42 mostra que houve um tempo em que a fome assolou toda a Terra. Não havia mantimento e provisão em nenhum lugar, exceto no Egito.

Lá no Egito havia um homem que, pela revelação de Deus, tinha ajuntado alimento. Esse homem era José. Ele tinha ajuntado tanto mantimento que a terra inteira ia comprar do Egito. E, então, os irmãos de José também desceram de Canaã para o Egito para comprar alimentos.

“Sabedor Jacó de que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: ‘porque estás aí a olhar uns para os outros?’ E ajuntou: ‘tenho ouvido que há cereais no Egito; descei até lá e comprai-nos deles, para que vivamos e não morramos’” (Gênesis 42:1,2).

Desceram os dez filhos de Jacó, exceto Benjamim, que ficou em casa com o pai. E José reconhecendo os
seus irmãos armou uma cilada para forçá-los a levar Benjamim ao Egito.

Quando eles voltaram para casa disseram para o pai: “Se precisarmos comprar alimento de novo, temos que levar Benjamim, porque o homem lá do Egito falou que somos espias e que só podemos descer ao Egito novamente se levarmos conosco o nosso irmão mais novo”.

Em princípio, Jacó não queria que Benjamim fosse. Jacó estava cuidando muito bem de Benjamim, porque ele era o único filho que havia sobrado do relacionamento com Raquel, a esposa que ele amava. No entendimento dele, José já havia falecido. Ele estava guardando com muito carinho a vida de Benjamim.

Mas quando eles não tinham mais o que comer Benjamim disse: “Pai eu vou”. E ele, que nunca tinha viajado pelo deserto, nunca antes saíra de debaixo do cuidado do pai, se posicionou e disse: “Eu vou enfrentar o deserto. Eu nunca fiz essa viagem, não me preparei para ela, sei que vai ser difícil, mas eu estou pronto para buscar alimento. De fome nós não vamos morrer!”.

Uma das características da geração Benjamim é que nem sempre dá tempo de ela se preparar, mas ela precisa estar posicionada.
Isso é muito sério, nem sempre você estará pronto como gostaria, mas sempre você precisa estar posicionado para cumprir o chamado profético!

Quando uma pessoa ingressa para as forças armadas ela precisa aprender a combater, e uma das frases que ela mais ouve é: PREPARAR – APONTAR – FOGO!

Mas a geração Benjamim, muitas vezes, por força da necessidade, inverte essa ordem e diz: FOGO – APONTAR – PREPARAR!

Você vai fazendo a obra de Deus e se preparando! Vai sendo usado e vai sendo aperfeiçoado e as coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, porque você está posicionado!

Há tantas pessoas que passaram anos dentro de uma igreja, fizeram tantos cursos, mas nunca avançaram em Deus. Será que falta preparo? Será que falta conhecimento bíblico? Não! O que falta é POSICIONAMENTO! E a geração Benjamim é uma geração posicionada!

Quer fazer a obra? A hora é agora. Você precisa se lançar para servir a Deus! Como Benjamim diga: “Senhor eu não estou tão preparado como eu gostaria, mas eu já estou posicionado!”.

Em nossa igreja é comum irmãos que em um mês passam no Encontro com Deus, no outro eles já se oferecem para trabalhar. Não deu tempo de fazer uma grande preparação, mas a pessoa já está posicionada para servir. A geração de Benjamim, é uma geração posicionada!

Posicione-se em Cristo. Posicione-se no projeto que o Senhor tem para sua vida! Matricule-se nos cursos de sua igreja. Entre para a equipe de louvor, comece a liderar uma célula, torne-se um líder em treinamento, abra sua casa para uma célula! Senão, o tempo vai passar, Jesus vai voltar e você não vai fazer nada!

Você não precisa de mais preparo. Você não precisa de mais tempo! O que você precisa é de POSICIONAMENTO! Posicione-se hoje, agora!

E que Deus o abençoe!

Ricardo Guimarães é fundador e pastor presidente da Igreja Videira no Rio de Janeiro. É formado em Teologia com especialização em Homilética e Clínica Pastoral e também possui doutorado pela Faculdade de Teologia Filadélfia – Recife. Na década de 90 levantou a bandeira do movimento nacional pela pureza sexual do jovem e do adolescente, conhecido como “Quem ama Espera”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.