Leia também:
X Coluna Elaine Cruz: Carnaval, pão e circo – considerações sobre essa festa popular

Como lidar com o refluxo gástrico?

Médico responde pergunta de leitora, que se sente incomodada com questões alimentares

Como Lidar - 08/02/2018 17h27

“Tenho refluxos rotineiros. Sou uma pessoa de bons hábitos alimentares. Mas sempre me indisponho quando vou comer. Não gosto de tomar muitos medicamentos. Sou mais adepta de chás. E já verifiquei que não tenho hérnia de hiato. O que devo fazer e não fazer para me livrar destes refluxos?”

Maria Alice dos Santos – Rio de Janeiro, RJ.

Resposta: Em primeiro lugar, é preciso saber qual o exame que comprovou que você tem refluxo. Seria bom saber que sintomas associados ao refluxo você apresenta. Por exemplo, como é sua alimentação e em que horas do dia você apresenta mais sintomas. Como você disse que é adepta ao chás, deve observar se não está ingerindo cafeína em excesso, pois ela aumenta a secreção de ácido pelo estômago e acaba por favorecer a piora dos sintomas de quem tem refluxo. A doença de refluxo gastroesofageano pode ter várias causas associadas.
Jorge Henrique Manaia é médico, cirurgião-geral, professor universitário, mestre em Ciências Médicas, doutorando em Ciências Médicas, atualmente Vereador no RJ.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores, apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.