Leia também:
X Por que o Brasil se encantou com a Fadinha?

As marcas de Cristo

O amor é a principal marca que vamos receber de Jesus

Edvaldo Oliveira - 29/07/2021 07h00

As marcas de Cristo Foto: Pixabay

“Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus.” (Gálatas 6:17)

Nesse texto, em que o apóstolo Paulo falava a respeito da circuncisão, ele combate alguns irmãos da Galácia (os judaizantes) que insistiam em defender o cumprimento severo da lei de Moisés. A tentativa deles era, na verdade, a de ostentar na carne as marcas da circuncisão (sinal externo da aliança de Deus com Abraão e o povo israelita). Mas Paulo enfatiza que a marca da cruz era suficiente para os cristãos e que o fato de ser ou não circuncidado não valia de nada (no que tange à salvação).

Quando nos entregamos a Jesus, a nossa vida é marcada não de forma física, mas espiritual, e a evidência disso é percebida em nosso caráter. E essas marcas de Cristo, que são fruto da ação do Espírito Santo em nós, precisam ficar evidentes, para que todos vejam a grande obra que o Senhor fez e continua fazendo em nossa vida.

Sendo assim, hoje quero falar sobre 5 marcas que estão sobre aqueles que foram separados por Deus e reconciliados com o Pai por intermédio de Jesus Cristo.

A primeira marca é o amor. Essa é a principal marca que vamos receber de Jesus e que vai fazer com que outras atitudes positivas sejam geradas em nós.

O amor de Cristo não está relacionado ao que ouvimos falar nas canções românticas. Em geral, as pessoas associam a palavra amor a um sentimento que se tem por alguém que faz ou que fez bem à sua vida. Mas o amor de Deus que é gerado em nosso coração pelo Espírito Santo é um amor incondicional, semelhante ao amor que Jesus teve e tem por nós. É um amor que se sacrifica, mesmo que o outro não mereça; um amor que acolhe, que aceita, que tem empatia e que sofre a dor do outro sem esperar nada em troca.

Esse amor que recebemos de Deus é manifestado pela nossa atitude para com o próximo. Só conseguiremos perdoar as pessoas quando olharmos para elas com olhos de amor. Jesus disse que estava nos dando um novo mandamento – que amássemos uns aos outros como Ele nos amou – e que, assim, seríamos reconhecidos como Seus discípulos.

Também podemos citar como marca de Cristo em nós a humildade. Jesus sempre foi humilde; afinal, sendo o Filho de Deus, Ele deixou a Sua glória e veio à terra como homem. Em Filipenses 2:6-9, Paulo afirma que, mesmo sendo Deus, Jesus não usurpou ser igual a Deus, mas “esvaziou-se a si mesmo, e se tornou servo, semelhante a homens, humilhando-se a si mesmo, sendo obediente até a morte. Por causa da sua humilhação, o Senhor o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome”. Quem se humilhar será exaltado. Jesus poderia ser servido, mas veio para servir. Isso é sinal de humildade. Quem é humilde tem prazer em servir, mesmo que não haja reconhecimento, mesmo que o seu serviço fique apenas nos bastidores.

A terceira marca de Cristo em nós que eu quero mencionar é a compaixão. Ela se manifesta quando sentimos a dor do próximo; implica nos sensibilizarmos com relação ao sofrimento alheio.

Às vezes vemos as pessoas de modo incorreto e não nos compadecemos delas. Acreditamos que, se elas estão passando por alguma aflição, é porque fizeram algo contra Deus e estão colhendo o castigo (tal como pensaram os amigos de Jó). Jesus, porém, olhava as multidões e as enxergava “como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9:36). Assim, até em seu último momento de vida, Jesus sentiu compaixão pelas pessoas, inclusive por aquelas que o levaram à cruz. E Ele orou a Deus em favor delas, dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Muitas vezes queremos receber a compaixão de Deus, mas não temos compaixão pelas pessoas.

Outra importante marca de Cristo em nós é a autoridade. Na cruz do Calvário, Jesus conquistou autoridade sobre o reino das trevas e delegou essa autoridade a nós.

Em Lucas 10:19-20 Jesus disse assim: “Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”. Podemos tomar posse dessa autoridade que nos foi delegada e usá-la dentro da nossa casa, profetizando sobre a nossa família, orando para que o Senhor destrua o poder das trevas que tem nos paralisado.

Há pessoas que se esqueceram da autoridade que têm e deixaram de usar o nome de Jesus. Mas essa é uma das marcas de Cristo na minha e na sua vida. Você tem autoridade no mundo espiritual, usando o nome de Jesus. Nunca se esqueça disso!

E, para finalizar, outra marca na vida de um verdadeiro cristão é a justiça. Todos aqueles que nasceram de novo em Jesus têm um senso de justiça que norteia a sua vida e as suas atitudes. Isso faz com que eles considerem a justiça em todas as suas atitudes. Deus é justo, e Ele coloca esse senso de justiça também em nós. Por isso, quando ficamos indignados diante de alguma situação de injustiça, considere que isso é normal, pois essa é uma das marcas de Cristo que Deus colocou em nós.

Se você já entregou a sua vida a Jesus, foi selado com o Espírito Santo, e suas atitudes devem ser carregadas de amor, humildade, compaixão, autoridade e justiça de Deus. Se você tem percebido que alguma dessas marcas não têm feito parte da sua vida, eu o convido a clamar a Deus junto comigo nesse momento. Vamos pedir ao Senhor que coloque em nós as marcas de Cristo.

Oração
Pai amado e querido, obrigado por resgatar-nos do pecado, perdoar-nos e restaurar-nos. Somos gratos a Ti pela Tua Palavra. Oramos para que ela transforme a nossa mente e o nosso coração. Queremos ter as marcas de Cristo em nossa vida. Que as nossas atitudes reflitam o caráter de Jesus. E, se ainda existem marcas que não conseguimos ter e expressar, que o Senhor nos ajude a obtê-las, para que o Teu nome seja glorificado em nós e por nós. Nós oramos a Ti e Te agradecemos em nome de Jesus. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.