Leia também:
X Coluna Gilberto Garcia: O exercício da cidadania e a linguagem jurídica – parte 2

Coluna Ricardo Pinudo: Qual o reforço para o seu time em 2018?

Que grande craque você precisa contratar para modificar a história do seu time?

Ricardo Pinudo - 18/01/2018 12h12

Começamos mais um ano e, como sempre acontece, o mercado do futebol fica muito agitado com as grandes mudanças dos jogadores que trocam de um time para o outro.

A mídia se movimenta toda em busca de uma notícia surpresa, os repórteres ficam de plantão – nos clubes e bastidores das emissoras – prontos para o furo de reportagem. Os empresários estão atentos às melhores propostas e ótimas condições nas negociações de contratos… Há um verdadeiro jogo de equilíbrio entre o real e o ideal por causa dos interesses dos clubes e, o jogador, muitas vezes, representa uma família, agentes, patrocinadores etc…

O craque Neymar Foto: Divulgação

No meio desse cenário, ainda há um grupo enorme de pessoas que acompanham toda essa novela com paixão e empatia. São pessoas movidas por algo diferente de todos os que têm o poder para definir o destino desse atleta, e que aguardam com grande expectativa o desfecho da negociação. Essa massa de indivíduos é conhecida como torcida. São eles que se doam, investem, defendem, acompanham, participam da história, vestem a camisa, sorriem com a vitória e choram com a derrota.

Tenho certeza de que você está pensando agora no seu time de coração, mas Jeremias 17: 9 diz : “O coração é mais enganoso que tudo, quem o conhecerá?”.

Neste momento, não gostaria de falar mais do seu clube de futebol; e sim, sobre sua realidade, sobre a equipe da sua vida, seu verdadeiro time do dia a dia. Sobre um grupo que pode fazer você vencer ou perder muitas oportunidades de amar pessoas, ampliar amigos, unir sua família, promover maior relacionamento com os outros.

Não sei se você, como muitos neste início de ano, disse que fará regime para mudar de vida, porque quer melhorar seu time da saúde. Ou disse que vai passar em um concurso público, porque quer reforçar seu time financeiramente. Ou ainda está disposto a orar mais, ler a Bíblia com mais atenção, ter maior consagração, pois sabe que precisa qualificar seu time espiritual.

O que sei é que todos nós carecemos de reforçar o nosso time interior; não somente uma vez por ano, mas diariamente, e assim aprendermos a negociar sempre com o que for para o interesse de Deus, independentemente da divulgação da mídia ou não. As pessoas que verdadeiramente nos amam, sempre torcerão por nós, mesmo que no momento não entendam ou concordem com nossas decisões. Desta forma, avalie seu time, analise as fragilidades, busque ajuda e contrate novos valores para sua equipe, reforçando muito bem o seu time para esta nova temporada de 2018.

 

Ricardo Pinudo foi jogador de Futebol em vários clubes do Rio. É formado como Treinador de Futebol pela Escola de Educação Física do Exército (Urca, RJ) e em Teologia pelo Seminário Betel. É fundador e coordenador do projeto Craques da Paz.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.