Leia também:
X Presidente Bolsonaro toma decisões sem medo de críticas

Insistindo no erro

É tempo de parar de viver de forma insensata

Edvaldo Oliveira - 06/06/2021 08h00

Insistindo no erro Foto: Pixabay

“Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.” (Provérbios 29:1)

A maior parte dos problemas que enfrentamos está ligada às nossas próprias atitudes e escolhas, e não às pessoas com quem convivemos ou às circunstâncias que nos cercam.

Quando passamos a observar algumas questões que temos em nossa vida, em busca de respostas, percebemos que essas respostas na verdade já foram encontradas, só que nós preferimos ignorá-las, em vez de colocarmos a solução em prática. Insistimos nos mesmos erros, mesmo depois de termos sido repreendidos de forma específica. Optamos por continuar cometendo as mesmas falhas, porque a mudança implica sair da nossa zona de conforto e, muitas vezes, até dar o braço a torcer, reconhecendo que estamos errados. Mas as consequências de permanecermos errando podem ser trágicas. De acordo com o texto de Salomão, podemos colher a destruição de forma repentina e sem que haja possibilidades de voltarmos atrás.

Aquele que vive no erro pode ter a impressão de que as coisas estão sob controle. Mas, a qualquer momento, ele poderá ser surpreendido por uma calamidade, um abismo sem volta.

Cada pessoa que está lendo essa palavra sabe exatamente em qual área da sua vida tem persistido no erro. E, ainda que mostre às pessoas que tudo está bem, você sabe que existe uma situação que precisa resolver, um dilema que precisa solucionar, algum erro que precisa consertar, mas que até hoje você não teve força nem determinação para fazer isso, mudar, porque isso exige mais de você do que você pode dar. Porém, essa mensagem vem alertá-lo de que as consequências de permanecer no engano serão terríveis. Por isso o Senhor vem confrontá-lo, porque ele o ama.

É tempo de parar de viver de forma insensata. É tempo de começar a colocar em prática os conselhos que tem ouvido. É tempo de dar atenção àqueles versículos que você sempre procura evitar, pois sabe que eles o confrontam de forma pessoal, confrontam o seu caráter e a maneira como você trata as outras pessoas. É tempo de parar de insistir em erros repetidos e de começar a buscar o conserto em sua vida; tempo de buscar e de andar no caminho do Senhor.

Eu quero orar com você.

Deus, obrigado por tua palavra e pelo teu amor. Senhor, perdoa-nos porque temos insistido nos mesmos erros de sempre, nos erros que o Senhor já nos mostrou diversas vezes que precisamos corrigir, nos erros de que precisamos nos arrepender e que devemos abandonar. Dá-nos sabedoria, coragem e força para abandonarmos essas práticas que nos ferem, que ferem o teu coração e que vão contra os princípios contidos na tua Palavra. Faze-nos prosseguir no caminho da verdade e da vida, no caminho que está em ti e que é proposto a nós pelo teu Espírito Santo. É o que nós te pedimos em nome de Jesus. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.