Leia também:
X CPI da Covid: O Senado fez do limão uma limonada

Finanças: Pague para ter direcionamentos, mas não para fazerem por você!

Comece hoje a buscar aprender mais sobre finanças

Aline Rodrigues - 15/04/2021 11h47

Podemos terceirizar muitas coisas em nossa vida, mas a responsabilidade financeira não é uma delas.

Por mais que você não entenda sobre finanças e investimentos, deixar nas mãos de outros isso é um grande risco.

É um risco, visto que esse outro pode aceitar prejuízos financeiros muito maiores do que você aceitaria e/ou pode movimentar os seus recursos sem você saber/perceber.

“Ah, mas quem gerencia meu dinheiro me apresenta relatórios!” – é o que a maioria afirma. Contudo, esses relatórios, na prática, não são lidos realmente na íntegra por grande parte das pessoas. Outras não fazem conferências e não buscam saber a fundo cada detalhe nem o motivo de cada decisão. E, quando descobrem alguma coisa errada e/ou fora do seu perfil financeiro, já é tarde demais.

Você pode, sim, ter profissionais qualificados ao seu lado, que o direcionam, informam, ensinam e o ajudam a tomar decisões com embasamento. Mas fechar os olhos à realidade, confiar cegamente no outro e não buscar saber mais sobre a situação porque isso dá trabalho, não é uma opção; ao menos, não deveria ser.

Muitas pessoas demoram a construir patrimônio porque vivem falando, para amigos ou conhecidos, que entendem de finanças e projetando coisas do tipo: “Quando eu tiver dinheiro, vou dar na sua mão, e você gerenciar pra mim, não é?”, ou “quando eu tiver dinheiro, vou pagar alguém para cuidar do meu dinheiro e investir melhor”.

Se você já falou alguma dessas frases, reavalie os seus pensamentos e atitudes. Esse tipo de projeção apenas prejudica a criação de um patrimônio real, pois, para dar o start, você precisa começar mesmo que com pouco.

Então, comece hoje a buscar aprender mais sobre finanças, a investir o que tiver disponível para isto e a fortalecer a responsabilidade dessa decisão. E, quando for possível, invista em cursos e capacitações, em consultorias financeiras, para ter direcionamentos mais técnicos e, com isso, você poder diversificar mais os seus investimentos e embasar suas decisões financeiras.

Terceirizar sua responsabilidade financeira é deixar na mão de outros toda a sua história, tudo o que você construiu e todo o seu futuro. Mas, dessa forma, o final pode não ser tão feliz!

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.