Leia também:
X Bruno Covas e o mimimi

Aposentadoria: Como será a sua?

Comece hoje avaliando a sua vida financeira e o que pode economizar desde já para direcionar para o futuro

Aline Rodrigues - 02/02/2021 10h55

Para algumas pessoas, a aposentadoria é momento de pausar e viver a vida. Mas, para a maioria, é apenas o momento de pisar no freio e diminuir o ritmo de trabalho, pois não tem como parar de trabalhar. E para você? Como será a sua aposentadoria?

Contar apenas com o INSS no futuro é ter a certeza de que o seu padrão de vida terá uma mudança drástica e que muitas vezes poderá não ser suficiente para o básico (moradia, alimentação e saúde). Por esse motivo, planejar-se financeiramente para a aposentadoria é tão importante.

Em primeiro lugar, avalie o seu custo de vida atual. Busque entender que gastos poderão aumentar no futuro e/ou que estilo de vida você vai querer levar (viver apenas para pagar contas ou viajar e aproveitar a vida).

Após fazer essa avaliação, avalie o seu tempo de contribuição ao INSS e qual é a previsão de provimento mensal no futuro. Agora respire fundo e encare a realidade! Qual é a diferença mensal que você ainda precisa para ter o padrão de vida em equilíbrio e alinhado às suas expectativas?

Depender dos outros não pode ser uma opção

Uma vez que você tenha esses números em mãos, é hora de olhar para o lado e ver o que já foi construído – como previdência privada, reservas financeiras e patrimônio (carro, apartamento, outros fundos de renda fixa etc).

Não possui nenhuma reserva? Dependendo da sua idade, ou você tem o tempo a seu favor, ou está em uma corrida contra o tempo. Quanto mais novo você inicia o seu planejamento financeiro para aposentadoria, mais barata e tranquila será essa jornada.

Mas nunca é tarde! Comece hoje avaliando a sua vida financeira e o que pode economizar desde já para direcionar isto para o futuro e veja como você pode criar uma renda extra para complementar a sua reserva financeira para o futuro.

Depender dos outros não pode ser uma opção! Busque, planeje e conquiste!

Não deixe que essa reflexão fique esquecida. Coloque hoje mesmo esses planos em prática e dê o próximo passo.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 13º salário: Saiba como utilizar o benefício com sabedoria
2 Pensando em fazer uma renda extra? Veja essas 3 dicas
3 A rede social e seu impacto em sua vida financeira
4 Você ainda paga taxa bancária?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.