Leia também:
X Elabore uma boa proposição

Na graça tudo é muito mais! – Parte 1

Pense, projete, deseje e sonhe coisas grandes. Mas saiba que depois que você achar que já é o suficiente, o Senhor ainda tem muito mais para você

Ricardo Guimarães - 19/12/2017 14h30

A nova aliança é em tudo superior à antiga aliança. Isso fica muito claro no livro de Hebreus, capítulo 8, verso 7, o autor afirma que “se a primeira aliança tivesse sido sem defeito, certamente não haveria lugar para outra”. Ora, sem dúvida, há uma censura nestas palavras: “Eis que virão dias em que estabelecerei, com a casa de Israel e com a casa de Judá, uma aliança nova” (v. 8).

Esses dias já chegaram e foram inaugurados a partir da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. E tudo o que o povo experimentou na velha aliança em forma de promessa, na nova aliança nós temos em plenitude. Tudo o que o povo sonhava alcançar na velha aliança, na nova aliança nós tomamos posse. E tudo o que era reduzido na velha aliança podemos ter muito mais.

Em Mateus 6.26 está escrito que valemos muito mais do que as aves dos céus…
Romanos 5.9 diz que somos muito mais justificados…
Em Romanos 5.10 lemos que somos muito mais reconciliados…
Romanos 5.15 afirma que temos muito mais graça…
Em Romanos 5.17 está escrito que reinaremos muito mais em vida…
Em 2 Coríntios 3.11, lemos que temos muito mais glória…
Em 2 Coríntios 11.23, Paulo afirma que por causa da graça trabalhou muito mais…
Hebreus 7.15 diz que o sacerdócio de Melquiseque é muito mais…
Em Hebreus 9.14, que o sangue de Cristo tem muito mais poder…
Em 1 Pedro 1.7, o apóstolo afirma que a nossa fé é muito mais preciosa…

Esses são apenas alguns exemplos de como na nova aliança tudo é muito mais.

Eu quero desafiar você a entrar nessa dimensão de vida da nova aliança onde tudo é muito mais. Pense em coisas grandes, projete coisas grandes, deseje coisas grandes, sonhe sonhos grandes, mas saiba que depois que você achar que já é o suficiente, o Senhor ainda tem muito mais para você.

A nova aliança tornou a velha aliança anacrônica, obsoleta e inválida. Na velha aliança, tudo na vida era muito duro, havia pouca liberdade, muitas exigências e poucos resultados. Na nova aliança, tudo mudou. Agora é muito mais. Muito mais graça, muito mais vida, muito mais perdão, muito mais justificação. É assim que devemos viver. Sempre esperando muito mais em todas as áreas da nossa vida e do nosso ministério.

E isso tudo não por causa de nós mesmos, mas por causa do que Cristo fez por nós.

Leia cuidadosamente o que eu vou lhe dizer agora: A obediência ainda é muito importante. Todavia, as pessoas não são capazes de ser perfeitas por si mesmas. Por isso Jesus veio ser o cordeiro perfeito de Deus para nós.

Nós não somos abençoados por causa da nossa própria obediência. Somos abençoados por causa da perfeita obediência de Jesus.

“Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos” (Romanos 5.19).

Eu fui feito justo não por causa da minha obediência, mas por causa da obediência Dele. Por causa da obediência de Cristo primeiro, agora eu sou capaz de ser obediente. Se Ele não fosse obediente primeiro, a minha obediência não iria funcionar.

A nossa própria obediência tem o seu lugar, mas não é como um requerimento para a bênção. A obediência é importante mas, debaixo da nova aliança, não é a minha obediência que é requerida para eu ser abençoado, é a obediência de Jesus. E eu tenho fé na obediência dele para me ajudar a ser obediente.

Então qual é a minha obediência na nova aliança? A minha obediência é uma resposta para aquilo que Deus já tem feito por mim. Por causa da sua perfeita obediência, eu posso responder me tornando obediente. A minha obediência é uma reposta para aquilo que Deus já tem feito.

Sabemos que uma vida justa não pode produzir justiça. Mas a justiça de Cristo em mim vai produzir um estilo de vida justo. Um santo estilo de vida não vai produzir santidade. Mas a santidade de Jesus vai produzir um estilo de vida santo em mim. As boas obras não podem produzir salvação, mas a salvação de Cristo vai produzir boas obras na minha vida.

Ou seja, como resultado da justiça de Cristo Jesus, agora eu posso ser justo. Como resultado da santidade de Cristo Jesus, agora eu posso viver um estilo de vida santo. Como resultado da salvação de Cristo Jesus, eu posso produzir boas obras.

É Jesus quem me capacita para receber as promessas!

Na nova aliança, Deus nos dá a justiça, a santidade, a salvação e bênção de graça. E, como resultado, a nossa vida será diferente. Isso é fruto.

Por causa de Jesus, fui feito justiça de Deus. Se eu recebo isso por fé, eu vou produzir os frutos da justiça. Por causa de Jesus, eu fui feito completo. Por causa de Jesus, eu vou produzir os frutos da santidade.

Portanto, esqueça a justiça própria, aproprie-se da graça do Senhor na sua vida e espere grandes coisas de Deus. Porque na nova aliança tudo é muito mais!

Ricardo Guimarães é fundador e pastor presidente da Igreja Videira no Rio de Janeiro. É formado em Teologia com especialização em Homilética e Clínica Pastoral e também possui doutorado pela Faculdade de Teologia Filadélfia – Recife. Na década de 90 levantou a bandeira do movimento nacional pela pureza sexual do jovem e do adolescente, conhecido como “Quem ama Espera”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.