Leia também:
X 7 características de um marido sábio

Como organizar as finanças pessoais e entrar 2021 da melhor forma

Aline Rodrigues - 29/12/2020 14h24

2020 foi um ano desafiador e deixou pelo caminho muitos planos que não puderem ser concretizados (viagens, eventos, consumos …) e, por esse motivo, 2021 precisa de muita cautela, organização e planejamento.

Ao que tudo indica, ainda teremos um longo caminho pela frente até que as coisas se normalizem, as pessoas estejam vacinadas, e a COVID-19 esteja efetivamente controlada. Mas não podemos ficar sentados, esperando as coisas mudarem para aí, sim, começarmos a organizar as finanças e s aproveitar as oportunidades.

Então, separemos 4 dicas para você organizar as finanças pessoais para 2021:

1- Priorize eliminar os problemas (dívidas)

Se você possui dívidas, comece o ano entrando em contato com os bancos/fornecedores e busque saber os valores para quitação e parcelamentos de dívidas. Faça uma lista de prioridades de pagamentos, considerando os juros, a melhor oportunidade de desconto para quitação e a quantidade de dívidas que você consegue negociar/quitar.

2- Registre os dados

Busque uma planilha, um aplicativo ou um sistema financeiro para registrar os seus dados e metas. O registro de dados não serve apenas para você copiar e colar o seu extrato bancário, mas para você entender para onde está indo o seu dinheiro e de que forma, se você está se mantendo organizada o suficiente para criar reservas para os seus planos de curto, médio e longo prazo.

3- Elimine taxas e gastos desnecessários

Avalie todos os gastos que você mesmo considera desnecessários e busque eliminá-los do seu dia a dia. Dessa forma, você abrirá espaço para pagar as dívidas e/ou iniciar uma reserva financeira. Avalie também as taxas bancárias e taxas de cartões, pois se você ainda paga essas taxas está na hora de conversar com o banco e/ou dar um passo rumo aos bancos digitais. Muitos bancos tradicionais já possuem contas digitais sem tarifas. Pergunte sobre isto ao seu gerente.

4- Crie reservas

Um ano como o de 2020 reforçou para todos nós a importância de termos uma reserva financeira, para segurança e imprevistos. A reserva nos ajuda a ter equilíbrio e segurança em nossas decisões e em momentos de maior impacto financeiro.

Busque criar 3 reservas:

– a reserva de curto prazo (valor de S.O.S e a primeira reserva a ser criada) tem por objetivo alcançar o montante de pelo menos 3 meses de contas;

– a reserva de médio prazo tem por objetivo ser utilizada para consumo e aquisições/patrimônio;

– a reserva de longo prazo tem como foco total o seu futuro e a sua aposentadoria;

E aí, preparados para entrar 2021 com o pé direito e com as finanças organizadas?

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Alerta: Automutilação é sinal de grave sofrimento emocional
2 A importância da educação financeira
3 Os juros da casa própria baixaram. Será? Cuidado!
4 Influenciadores financeiros, será que dá para confiar?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.