Leia também:
X Pode um crente em Jesus ficar endemoninhado?

Influenciadores financeiros, será que dá para confiar?

Com o crescimento das redes sociais veio também os influenciadores financeiros que vivem dando dicas online sobre finanças e investimentos e que se colocam como exemplos a serem seguidos

Aline Rodrigues - 01/12/2020 12h27

Com o crescimento das redes sociais veio também os influenciadores financeiros, aquelas pessoas que vivem dando dicas online sobre finanças e investimentos e que se colocam como exemplos a serem seguidos. Mas e aí, será que dá para confiar?

Em primeiro lugar é fundamental ter atenção aos detalhes e filtrar bastante. Uma coisa é assistir vídeos no Youtube e redes sociais para aprender mais sobre um tema e se informar, outra coisa é sair seguindo cegamente o que as pessoas falam e fazem com o objetivo de alcançarem os mesmos resultados. Esse segundo ponto é muito perigoso, afinal de contas, cada pessoa tem o seu perfil, sua aptidão ao risco e sua realidade financeira. Não existe receita de bolo, é preciso entender o que realmente é pra você.

Outra coisa é sair seguindo cegamente o que as pessoas falam e fazem com o objetivo de alcançarem os mesmos resultados

Como falado em uma postagem anterior, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que é o órgão que regulamenta e fiscaliza o mercado financeiro em 11 de novembro de 2020 publicou um ofício para “enquadrar” a atuação destes influenciadores, o que possibilitará ter maior controle, acompanhamento e punições para os que induzem as pessoas ao erro e/ou que não informam corretamente todos os riscos envolvidos nas operações.

E um dos princípios básicos desse “enquadramento” é não ser mais o exemplo perfeito, é ter maior transparência e clareza e não induzir as pessoas.

Tem muito conteúdo bom por aí, mas também tem muita gente perdendo todo o dinheiro por falta de conhecimento

Vamos abaixo a alguns pontos sobre os riscos sobre a influência financeiro nos outros:

– O influenciador indica uma ação que ele possui em carteira para você comprar também

Situação: ele pode estar perdendo dinheiro nesse investimento e ao induzir várias pessoas a comprarem, as ações podem valorizar e consequentemente ele ganha mais dinheiro influenciando as pessoas, do que elas copiando a carteira dele.

– O influenciador ganha tanto a confiança dos seguidores que começa a investir por eles

Situação de alerta: Com exceção desse influenciador ser efetivamente um gestor de carteira e ter uma empresa com autorização para gestão de recursos de terceiros, ele pode estar atuando ilegalmente. E com isso você corre riscos de nunca mais ver esse dinheiro e/ou de cair em uma pirâmide financeira.

– O influenciador posta tudo o que ele faz para você copiar e fazer também

Situação: Talvez ele aceite mais riscos financeiros que você, talvez ele não esteja contando com esse recurso a curto prazo ou até mesmo possa perder tudo. Ter uma base de referência é sim interessante, mas copiar e colar cegamente e sem clareza dos riscos poderá fazer com que o seu desejo do dinheiro fácil e rápido te ajude a zerar as suas reservas financeiras.

Sim, tem muito conteúdo bom por aí, mas também tem muita gente perdendo todo o dinheiro por falta de conhecimento. Lembre-se: aprenda sobre investimentos, filtre as informações, desconfie das promessas de dinheiro fácil e/ou rendimentos altos sem riscos.

O seu dinheiro, assim como uma dieta e exercício físico depende de suas atitudes e comportamentos para gerar resultados.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.