Leia também:
X Os evangélicos e a sexta-feira 13

Preparando a Despensa dos Alimentos

Deixar uma lista com tudo que tem na despensa, sempre em lugar de fácil acesso, ajuda na tarefa de reposição

Bia Sartori - 13/11/2020 12h00

Cada dia que passa, nosso final de ano se aproxima, e a vontade de ter tudo preparado para essa época de celebrações, cria em nós a vontade de se organizar. Sei que este ano, tudo será muito diferente. Após um caos instalado no mundo pela pandemia do COVID-19, nada mais será como antes. Ainda não sabemos bem como celebrar! Quem poderá receber ou visitar quem? E os abraços, onde ficarão?

Enfim, enquanto vamos enfrentando esses dilemas e realidade, precisamos nos mexer em direção da continuidade e manutenção do nosso cotidiano. Seguimos com o propósito de auxiliar você na tarefa de se organizar, deixando mais tempo livre para o que importa.

Após um tempo investido na organização da cozinha, é hora de olhar para a despensa. Pode ser um ambiente separado, como pode ser um espaço delimitado na própria cozinha. Se você tem uma despensa bem organizada, você economiza tempo, encontrando tudo com rapidez e facilidade, sabendo o que tem e as quantidades de cada item, sempre de olho nas validades dos produtos.

Magda Veiga, personal organizer que participa desta matéria, dá a dica de utilizar uma solução caseira para limpar as prateleiras da despensa: “Use uma solução com partes iguais de água e vinagre de álcool, periodicamente, mantendo a higienização em dia”.

Todos os produtos já abertos, precisam ser devidamente acondicionados em potes herméticos, preservando as características deles. Uma dica muito interessante é na escolha do formato dos potes: “Os recipientes quadrados de encaixam mais facilmente, otimizando o espaço. Preferencialmente de plástico transparente ou acrílico, pois não necessitamos etiquetar, visualizamos o conteúdo rapidamente. Coloque sempre a data da validade em lugar visível. Existem etiquetas especiais, que são pretas, próprias para usar com caneta de giz líquido. Assim, pode apagar o nome do produto ou atualizar a validade”.

Nunca use embalagens de papel ou papelão, pois podem ser perfurados com facilidade e proliferar insetos na sua despensa, diz Magda.

Nas prateleiras superiores, evite colocar líquidos, pois se vazar, dificilmente será visualizado. Também deixe coisas mais leves, pois na hora de manusear, pode haver algum desiquilíbrio, evitando acidentes.

Deixe todos os potes com alimentos em uso, na frente e em altura visível, deixando logo atrás as embalagens fechadas. Procure setorizar por tipo de alimento: grãos, pó, enlatados; ou por categoria: matinais (pães, bolachas, chás, café), sobremesas e doces (gelatinas, geleias), salgados (batatas e aperitivos), ingredientes de refeições principais (latarias e conservas) e temperos.

Os temperos são um caso à parte, pois tem pouco volume e facilmente podem ficar bagunçados. Usar potes para armazenar até mesmo envelopes e cubos de tempero é uma forma de organizar e visualizar melhor. Existe outra opção que são gavetinhas que se encaixam na prateleira e organizam miudezas. Há quem prefira, deixar ao lado do fogão, os organizadores ou carrinhos com temperos do dia a dia, ou até mesmo guardados na despensa, mas que facilmente são levados para a bancada do fogão quando necessário.

Em outro espaço (prateleira ou nicho), podemos armazenar as bebidas também por tipo: lácteas, refrigerantes, sucos, cervejas, etc. Sempre lembre de respeitar o padrão: o que tem na frente, tem atrás, por ordem de validade também. Se a prateleira é mais funda, podemos colocar recipientes maiores no fundo, mesmo que não sejam do mesmo tipo de alimento que está na frente, pois pelo próprio tamanho, conseguimos visualizar.

Outra opção, é comprar aramados que funcionam como prateleiras em escada, facilitando a visualização e aproveitando o espaço. Isso funciona muito bem para caixas pequenas e latarias. As caixas plásticas e engradados, também nos ajudam muito na hora de armazenar.

Deixar uma lista com tudo que tem na despensa, sempre em lugar de fácil acesso, ajuda na tarefa de reposição, auxiliando sua memória na hora das compras. Se sua despensa ou cozinha tem prateleiras muito altas, deixar perto uma escada pequena, ou um banco dobrável é a melhor solução.

O mesmo princípio da manutenção que usamos na organização geral, precisamos praticar na despensa. A cada trimestre, retirar tudo, limpar, descartar e armazenar. Não usar nenhum produto tóxico. Deixe para usar inseticidas naturais, como o louro e o cravo ou até mesmo as bolinhas de cedro que impedem a umidade, evitando traças.

Muito útil é deixar armazenado adequadamente os sacos e sacolas de supermercado que serão utilizados novamente. Até os livros de recita podem ser armazenados neste espaço, evitando sujeira e gordura da cozinha.

Na próxima matéria, vamos falar de outra despensa: a geladeira! E você, já está se organizando para o final do ano?

Bia Sartori , designer de interiores formada pelo SENAC e pós-graduada pelo IPOG; personal organizer formada pela OZ!, pedagoga com especialização em Orientação Educacional pela PUCC.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.