Leia também:
X Janelas abertas

A mentalidade de quem vive na graça – Última parte

“De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção” (Gênesis 12:2).

Ricardo Guimarães - 12/12/2017 09h20

Nas últimas semanas viemos conversando sobre a mentalidade de quem vive na graça, e hoje quero finalizar esta reflexão.

Então, a partir do momento que você entendeu e recebeu a graça de Deus sobre a sua vida e passou a treinar a sua mente para ter pensamentos de fé acerca do favor de Deus, você começou a declarar que o favor Dele estava sobre a sua vida, certo? Então, viu as bênçãos fluindo então, agora…

Comporte-se como alguém que tem o favor de Deus sobre a sua vida:
Em diversos Salmos, o salmista afirma que o Senhor colocou uma coroa sobre a nossa cabeça.

“Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste” (Salmos 8:5)
“Pois o supres das bênçãos de bondade; pões-lhe na cabeça uma coroa de ouro puro” (Salmos 21:3).
“Quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia” (Salmos 103:4).
“Cobrirei de vexame os seus inimigos; mas sobre ele florescerá a sua coroa” (Salmos 132:18).

Deus coroou você com o Seu favor. Você pode não conseguir ver, mas em qualquer lugar que vá, existe uma coroa em sua cabeça. Essa coroa não representa a escassez, tropeços, mediocridade, mal sobrevivência. Ela representa o favor de Deus. Ela representa o fato de que o Criador do universo soprou a vida Dele em você!

No mundo espiritual, tantos os anjos como as forças das trevas podem ver você usando o seu capacete da justiça, eles podem ver a coroa de favor em sua cabeça. Isso diz a eles que você foi separado. Eles podem ver que você tem direito a um tratamento diferenciado. Eles podem ver que há algo diferente em você.

Mas aqui está um problema: Se você não enxergar a você mesmo da maneira certa, isso vai limitá-lo quando precisar de um tratamento preferencial. Porque a visão que você tem de si mesmo é mais poderosa que a visão que Deus tem a seu respeito.

Imagine se você tivesse nascido na família real da Inglaterra. Você teria alguns tratamentos diferenciados por parte das outras pessoas, não acha?

A grande notícia hoje é que você nasceu na família certa. Você vem de uma família com sangue real. O seu Pai tem tudo. Ele é simplesmente o Criador do universo. Você tem o favor por causa de quem é o seu Pai.

Por que você não começa a se portar como se fosse filho do Rei? Em vez de se encolher e pensar: “Para quê isso? Isso nunca vai acontecer”. Se levante bem alto e imagine a coroa de favor em sua cabeça. Deixe isso ser um lembrete. Você tem o direito de viver em vitória. Você tem o direito de se destacar no meio da multidão. Você tem o direito de vantagens especiais.

Quando o inimigo lhe disser palavras de derrotas, diga para ele: “Espere um minuto, eu preciso ajeitar a minha coroa de favor!”.

Você não pode atingir seu maior potencial sozinho. Você não pode cumprir o seu destino dado por Deus sozinho. Você precisa do favor de Deus. Você precisa que Ele o ajude, que Ele lhe dê vantagens.

Não devemos ser passivos e pensarmos como muita gente pensa: “Se Deus quiser me abençoar, Ele vai me abençoar. Se Ele quiser que eu conquiste, eu conquistarei. Se Ele quiser me dar, Ele vai me dar”… Não é assim que funciona! Deus é movido pela nossa fé. Quando você espera que algo aconteça, você declara que vai acontecer!

É nessa hora que o Criador do universo pode aparecer e fazer coisas maravilhosas. É preciso ter ousadia para acreditar que o Deus Todo-Poderoso vai fazer com que favores especiais aconteçam em sua vida.

Mas a minha pergunta é: Você está esperando por isso? Você está declarando isso?

Quando você vive com uma mente do favor de Deus, ela faz com que pessoas abençoem a você. Davi entendeu esse princípio. Ele disse: “Com certeza a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida” (Salmo 23:6). Ele estava dizendo que o favor o seguia por todos os lugares por onde ele andava.

Lembre-se: Um dia de favor de Deus vale mais na sua vida do que cem dias de trabalho duro. Você precisa estar pronto para viver uma vida de favor. E se você acredita nessa verdade, ore agora mesmo dizendo: “Senhor, eu te agradeço porque o Teu favor está sobre a minha vida.”

Ricardo Guimarães é fundador e pastor presidente da Igreja Videira no Rio de Janeiro. É formado em Teologia com especialização em Homilética e Clínica Pastoral e também possui doutorado pela Faculdade de Teologia Filadélfia – Recife. Na década de 90 levantou a bandeira do movimento nacional pela pureza sexual do jovem e do adolescente, conhecido como “Quem ama Espera”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.