Leia também:
X Criança não namora e ponto final

3 erros financeiros que você não pode cometer

Não investir o seu dinheiro é um grande erro

Aline Rodrigues - 28/10/2020 12h31

Os erros são excelentes professores e é preciso sempre aprender com os erros para ser mais assertivo no futuro. Mas errar demais com as finanças pode trazer consequências negativas ao seu equilíbrio financeiro. Por esse motivo separei aqui 3 erros financeiros que você não pode cometer em sua vida financeira.

Não considerar que você precisa criar reserva e patrimônio para o futuro
Muitas pessoas buscam viver apenas o hoje e querem consumir o máximo de coisas e acabam deixando de lado o futuro financeiro. É muito importante considerar que o futuro está logo ali e começar a cuidar dele fará toda a diferença para que possa ter um futuro mais tranquilo e equilibrado. Quantas pessoas a sua volta podem se aposentar com tranquilidade? Você terá pessoas para te ajudar no futuro se você não tiver reservas? Você quer depender de terceiros? Você conseguirá manter seu padrão de vida apenas com a aposentadoria? Pense nisso e comece hoje mesmo a criar reservas para o futuro.

Achar que parcelar tudo é ótimo para suas finanças
Parcelar uma compra pode ser sim interessante e ajudar em alguns momentos visto que o valor da compra pode impactar o seu orçamento do mês, contudo, sair parcelando todas as compras que você faz é terrível para suas finanças pois você tende a jogar muitas contas pra frente e a medida que essas compram acumulam só fazem com que você fique meses com o orçamento inflado e pagando só coisas antigas. É uma sensação bem chata quando você olha a fatura do cartão e percebe que a minoria dos gastos foi recente.

Não investir o seu dinheiro
Esse com certeza é um grande erro. Dinheiro na conta é uma forma rápida e fácil de gastá-lo sem planejamento. O dinheiro na conta corrente é apenas o dinheiro de giro, ou seja, o dinheiro do dia a dia, das contas da semana. Fora isso, é fundamental que você invista o seu dinheiro e faça com que ele também rentabilize. Investir o seu dinheiro é assumir a responsabilidade do recurso e definir de que forma você irá usar o seu dinheiro.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.