Leia também:
X E o estuprador? Precisamos falar sobre ele

Inseguranças financeiras na pandemia: você passou por isso?

Encarar a realidade, assumir o controle e organizar as finanças é tarefa principal para o momento

Aline Rodrigues - 18/08/2020 12h05

Quando a COVID-19 chegou e em março foi decretado o primeiro momento de quarentena, muitas pessoas imaginaram que não passaria de apenas 2 semanas, mas os meses foram passando e as coisas não foram voltando ao “normal”.

Comércios fechados, viagens canceladas, empresas usando todas as suas reservas, empresas quebrando, desemprego, a busca pelo recebimento do auxílio e insegurança financeira. Pois é… A insegurança financeira foi chegando de pouquinho e tomando conta de muitas pessoas e isso, obviamente, influencia também o lado emocional.

O volume de vendas das farmácias aumentou e não apenas de álcool em gel, mas medicamentos relacionados a stress e ansiedade tiveram destaque. Não podemos negar que o dinheiro ou a falta dele influencia e muito o emocional das pessoas.

Cuidar das finanças é também cuidar do seu equilíbrio e bem estar. Afinal de contas, quando as coisas não estão legais e você encontra-se no negativo e com as dívidas aumentando isso com certeza pesará ainda mais.

Alguns bancos e financeiras abriram espaço para prolongamento das dívidas, deram carências e até descontos para quitação, mas se a pessoa não organizou as finanças e acabou criando novos gastos nesse período tem pela frente um grande desafio. Por outro lado, esse foi o período em que muitas pessoas puderam começar as suas reservas e equilibrar os gastos visto que parte do consumo diminuiu e o receio de gastar e depois faltar, aumentou.

É um momento de grande instabilidade financeira, de juros baixos e sim, de insegurança. Mas é fundamental fazer uma autoavaliação em relação a forma como essa insegurança tem afetado a sua vida, suas decisões e o seu emocional.

Encarar a realidade, assumir o controle e organizar as finanças é tarefa principal para o momento. Com mais clareza sobre as suas finanças, com certeza será mais fácil ser forte e seguro em suas decisões.

Pense nisso e otimize a sua relação com o dinheiro.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.