Leia também:
X Medos

As pedras grandes e o vaso

A vida só pode dar certo se você souber claramente quais são as suas prioridades

Josué Valandro Jr. - 24/11/2017 09h20

Um professor de ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou para a classe:
– Está cheio?

Unanimemente responderam:
– Sim!

O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntou aos alunos:
– E agora, está cheio ?

Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:
– Sim!

O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramá-la dentro do vaso. A areia, por sua vez, preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou:
– Então, está cheio?

Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:
– Sim!

O professor mandou buscar uma jarra de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:
– Qual é o objetivo dessa demonstração?

Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:
– Não importa quanto a “agenda” da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá “espremer” dentro mais coisas!

– Não! – Respondeu o professor – o ponto é o seguinte: a menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: sua espiritualidade, sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.

Amigo, está diante de você a possibilidade de colocar o que é realmente importante como prioridade de sua vida. A escolha é sua. Espero em Deus que você tenha uma atitude sábia. Seja servo e empreendedor. Seja humilde e ousado. Priorize o que faz e acredite no que fará.

 

Josué Valandro É o pastor presidente da Igreja Batista Atitude da Barra da Tijuca, no Rio. Se graduou em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e informática pela PUC-RJ. Pós-Graduado em gestão estratégica de recursos humanos pela UNILESTE-MG, e mestrando em teologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte (USA). Casado com Bianca, Valandro é pai do Lucas e do Gabriel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.