Leia também:
X Resposta a Felippe Valadão quanto a fama

Casa Híbrida: ressignificando espaços e mobiliário!

À medida que a tecnologia avança, a marcenaria apresenta recursos infinitos para solução de problemas de espaço e sua utilização

Bia Sartori - 24/07/2020 12h00

Algumas palavras como evolução, autonomia, aprendizado ficam rondando nossa mente, nesses últimos tempos de quarentena. Com a evolução dos acontecimentos, perdemos nossa autonomia e precisamos de aprendizados “na marra”! Individualmente, em organizações, empresas e comércio.

Destralhar a casa, a vida, os relacionamentos se fez necessário! Enquanto a vida acontecia lá fora, conseguíamos conviver com algumas tralhas. Mas, a partir do momento que não podemos nos desviar com tanta rapidez dessas “tralhas”, surge a necessidade de fazer manutenção, investir tempo para organizar o que precisa continuar e o que não faz mais sentido, sejam objetos, hábitos, pensamentos, perspectivas etc.

Na história sempre foi assim: o comportamento altera a nossa forma de morar e a criatividade do homem resolve alguns problemas. Na moradia, vimos alguns ambientes que se transformaram com o tempo e hoje, quero olhar mais atentamente para o mobiliário.

Quem lembra da inovação do sofá cama? Era uma espécie de cama, com cara de sofá, um arranjo rudimentar para uma casa que não tinha quarto de hóspedes. Aliás, mesmo hoje, são poucas as casas que reservam um cômodo só para isso. É muito comum encontrarmos ambientes de home office, sala de TV, ou até mesmo na própria sala de estar, preparados para acomodar aquela visita querida. Hoje, o design e a tecnologia trabalham a nosso favor, sendo imperceptível uma segunda função para um bonito sofá.

Encontramos soluções interessantes para todos os bolsos e gostos. O mobiliário, assim como os ambientes, se adapta às mais variadas necessidades, trazendo o conceito multifuncional, uma essência híbrida. Uma sala de estar, pode virar um aconchegante ambiente para uma “sessão pipoca” ou receber hóspedes, e mesmo assim, ser esteticamente coerente e confortável.

O mobiliário multifuncional passou por transformações criativas, onde o visual é completamente integrado às funções propostas. Cada função fica bem resolvida esteticamente, não trazendo à memória a imagem de um “mobiliário Frankenstein”, denunciando sua origem.

À medida que a tecnologia avança, a marcenaria apresenta recursos infinitos para solução de problemas de espaço e sua utilização. Os profissionais dedicados ao design de mobiliário criam soluções alternativas, para demandas de um mercado cada vez mais em transformação.

No espaço corporativo, também encontramos a necessidade de mobiliário que atenda com rapidez várias demandas de uma equipe ou colaborador. Um móvel que antes só poderia armazenar objetos e documentos, com uma solução de um tampo móvel, atende a necessidade de uma pequena estação de trabalho.

Como já falamos na matéria anterior, estamos em processo de acomodação das necessidades. A marcenaria nos ajuda a implementar as soluções que precisamos para adaptar nossos espaços, seja para a chegada e saída de casa com a segurança da higiene, ou criar um espaço de trabalho, onde absolutamente não havia lugar.

O mundo corporativo criou uma demanda de âmbito residencial. Soluções definitivas, para milhares de pessoas que estão trabalhando em casa e que por novas diretrizes empresariais, continuarão assim para sempre, colocaram profissionais do design e da indústria moveleira em ações específicas.

É importante conhecermos nossa realidade e confiarmos na capacidade de estarmos fazendo o melhor, nas condições que nós temos. Buscar ancoragem em nossos valores e propósitos, criar uma visão de futuro, que nos dê ânimo e coragem para prosseguir, formulando novas perguntas, abrindo portas desconhecidas, para dentro e para fora do nosso mundo tão familiar.

A casa híbrida, em sua essência, está acolhendo as transformações que estão acontecendo em velocidade acelerada, antecipando demandas ou deixando espaço para necessidades ainda desconhecidas, provenientes de transformações que nem imaginamos, mas que sabemos que chegarão em breve.

Bia Sartori , designer de interiores formada pelo SENAC e pós-graduada pelo IPOG; personal organizer formada pela OZ!, pedagoga com especialização em Orientação Educacional pela PUCC.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.