Leia também:
X A perseguição religiosa tem sido muito forte

O que te impede de ser um líder criativo?

Até quando esconderemos nossa falta de criatividade atrás de argumentos vazios?

Lucinho Barreto - 03/07/2020 17h30

Deus é criativo e, como somos feitos à imagem e semelhança d’Ele, também temos essa característica “nas veias”. Estudos comprovam que todo ser humano normal pode ter entre 300 a 500 habilidades especiais como pintar, cantar, cozinhar, escrever, esculpir etc. No meio cristão é irritante quando há falta de um líder criativo, e isso afeta até mesmo os departamentos de adolescentes e jovens, que por natureza deveriam ser os mais criativos.

Palestras, artes plásticas, moda, poesia e até sites, panfletos e teatros cristãos parecem estar sempre muito abaixo da média da qualidade artística que se vê em qualquer trabalho secular. Muitas vezes, até as músicas, possuem letras rasas, repetitivas e sem harmonia. E as pregações para jovens? Muitas são tão enfadonhas que é quase um milagre alguns não se levantarem e irem embora enquanto falamos.

Estudos comprovam que todo ser humano normal pode ter entre 300 a 500 habilidades especiais como pintar, cantar, cozinhar, escrever, esculpir etc

Jesus era um líder criativo quando usava figuras de linguagem, cenários vivos, parábolas e cenas do dia a dia para pregar, portanto, até quando esconderemos nossa falta de criatividade atrás de argumentos vazios?

Frases que ouço sempre: “basta pregar a palavra”, ou, “o uso de outros recursos na pregação é só modinha de quem não tem conteúdo”, ou ainda, “a pregação bíblica tem que ser séria” (como se rir ou fazer rir fosse pecado).

Mas, por que isso? Onde está o problema, se somos por natureza, criativos como o nosso Criador?

O problema é que nosso “lado criativo” muitas vezes fica adormecido (mas nunca destruído) por 3 fatores principais:

  • Não acreditar que temos talentos.
  • Não tentar coisas novas.
  • Achar que criatividade é só para quem “está com a vida ganha” e que, como temos tantas contas a pagar, então só os ricos podem se dedicar a tarefas mais criativas, pois não temos tempo e nem recursos.

O líder criativo precisa ver além!

Por exemplo, Deus nunca fez uma porta ou uma mesa ou cadeira, Ele só nos deu as árvores. Enxergar além é pegar a matéria-prima dada por Deus e inovar, seja para educar, embelezar, auxiliar, restaurar, se comunicar ou só por diversão mesmo.

A verdade é que em qualquer idade ou época da vida podemos ser criativos! Fanny Crosby viveu nos Estados Unidos em 1915 e, por um erro médico, se tornou cega ainda quando bebê. Mas isso não a impediu de se tornar a maior autora de hinos cristãos da história. Ela escreveu mais de 9 mil hinos que exaltam a pessoa e a obra de Cristo. Contudo, o mais chocante é que Fanny só compôs seu primeiro hino aos 44 anos de idade!

Comecei na semana do Natal de 2018 a fazer “memes” com o fim de fazer as pessoas refletirem e também rir

Em resumo, você pode começar hoje alguma veia artística na sua vida e ainda se tornar o(a) melhor do mundo nessa área. Basta crer e começar algo novo! Dentro desse desafio, comecei na semana do Natal de 2018 a fazer “memes” com o fim de fazer as pessoas refletirem e também rir, mas principalmente porque é um tipo de arte moderna que praticamente nenhum pastor faz. Postando 4, 5, às vezes 8 ou até 13 por dia, completo agora 6 meses fazendo “memes” diariamente. Já há 10 anos também faço camisetas cristãs para expor toda minha paixão pela vida, pelas pessoas e por Jesus. Também sou autor de 40 livros!

A arte e o líder criativo

Faço “memes”, livros e camisas para as pessoas? Sim! Mas principalmente para expor de uma forma inteligente, debochada e por que não artística, aquilo que eu só fazia pregando. Agora um segredo pessoal: quando escrevo, crio uma estampa, prego ou mesmo faço um “meme”, sinto Deus feliz por ver que consegui transformar a matéria-prima que Ele me deu em arte (ainda que alguns não considerem um “meme” com tal – hahahhahahahahahahhaha). Assim se cumpre a palavra que diz: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas”. (Romanos 11:36)

E para celebrar esses 6 meses de “arte memística” disponibilizo aqui no site todos os memes produzidos nesse período para que você ria, aprenda, discorde, compartilhe, mas principalmente, para o estimular a ser criativo.

Insira criatividade em seu ministério a alcance jovens através disso!

Lucinho Barreto é escritor, pregador, pastor, faz parte da Igreja Batista da Lagoinha e já publicou 40 livros, tendo seu trabalho direcionado aos jovens.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.

Leia também: