Leia também:
X Bem me quer, mal me quer…

Equilibrando o conforto térmico através de cortinas e persianas

O uso correto pode controlar a sombra e a luminosidade, além de proteger do sol

Bia Sartori - 24/01/2020 12h07


Nesta época, em que as temperaturas são muito altas, precisamos lançar mão de vários recursos para garantir o conforto térmico dos ambientes. O uso correto de cortinas e persianas, pode controlar a sombra e a luminosidade, além de proteger do sol.

Neste exemplo, a cortina rolô em tela solar protege o ambiente do sol direto e deixa o ambiente com a luminosidade agradável. Existem várias graduações de trama da tela. As mais utilizadas são 3% e 5%, que possibilitam uma visibilidade intermediária do ambiente externo.

Cortina rolô

A cortina romana é mais sofisticada e também tem um excelente desempenho no controle da radiação solar. Geralmente usamos tecidos com tramas e texturas para um efeito decorativo da transparência.


Cortina romana

A persiana de madeira ou alumínio oferecem controle de luz mais flexível, além de dar privacidade aos ambientes.


Persiana de madeira

Nesta combinação, vemos a cortina romana como tela solar nas janelas frontais e nas laterais com blackout, bloqueando completamente a luminosidade, insolação e visibilidade.

Cortina romana como tela solar

As cortinas rolô, romana e persianas horizontais são de fácil instalação e manutenção. Elas são perfeitas para ambientes com climatização artificial e pela variedade de opções de cores e materiais, são indicadas para ambientes residenciais e corporativos. Também podem ser utilizadas em composição com cortinas de tecido tradicionais, principalmente quando usamos o blackout. Desta forma, quando recolhidas, possibilitam a abertura das janelas. Qual é o seu modelo preferido?

Bia Sartori , designer de interiores formada pelo SENAC e pós-graduada pelo IPOG; personal organizer formada pela OZ!, pedagoga com especialização em Orientação Educacional pela PUCC.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.