Leia também:
X A bolsa caiu e o dólar subiu!

Adolescência x crise familiar

O conceito de crise, normal à adolescência, é estendido para toda a família

Ellen Sarmento - 03/11/2017 10h30

O adolescente é o elo mais forte da família Foto: Pixabay

Desejo compartilhar, na coluna de hoje, um tema que para muitos pais é um grande tabu: A tão famosa fase chamada adolescência.

A adolescência é uma fase com fortes abalos emocionais. Tais abalos emocionais acabam caracterizando uma crise familiar. Esse conceito de crise, normal à adolescência, é estendido para toda a família, já que se reflete em toda sua estrutura e em seus diversos integrantes; seja na família núcleo, seja na família de origem dos respectivos pais, dependendo do grau de relacionamento entre avós e netos.

Contudo, o que precisamos destacar é o seguinte: Por que o adolescente sempre é o canal pelo qual escoa a crise familiar? Porque ele representa o elo de maior fragilidade do sistema familiar, com sua identidade em processo de formação. Mas ao mesmo tempo, o adolescente é o elo mais forte, pois denuncia e está procurando uma saída para aquele sistema familiar.

A verdade é que há uma relação de dependência entre os pais e o adolescente, e o contrário também acontece: O filho necessita dos pais para dar prosseguimento ao seu processo de crescimento e os pais precisam do filho para dar continuidade a externalização de seus conflitos. O que para os pais, mais velhos, adultos, congelados em suas posições, com compromissos afetivos, econômicos e profissionais, torna mais complexo o processo de mudança do filho, ou da percepção de mundo por parte do dele.

O grande desafio encontrado no momento da adolescência é a dificuldade da família de se organizar numa nova e diferente configuração. Tal mudança será maior ou menor, de acordo com a maneira como a família se organizou no seu interior e nas triangulações de seus relacionamentos.

Espero que a partir de hoje, você possa rever o papel do adolescente na família. Ele não é o bode expiatório dos problemas, mas sim o grande denunciador de que algo precisa ser revisto nessa família.

Ellen Sarmento é psicóloga clínica e palestrante, com formação em terapia sistêmica familiar pela Núcleo Pesquisas. Especializada em atendimento familiar e de casal. Capacitada pelo Ackerman Institute, em Nova York, e pelo Instituto Bowen, em Washington.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.